Piauí +Genética: Sada abre inscrições para inseminações em bovinos - Cidades
PROJETO

Piauí +Genética: Sada abre inscrições para inseminações em bovinos

Incrições podem ser realizadas através do site da Sada ou nos escritórios regionais da secretaria nos municípios


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está com as inscrições abertas para o programa Piauí + Genética. O criador com interesse em participar do programa pode realizar o seu cadastro por meio do site da Sada ou procurar os escritórios regionais da Sada/Adapi que respondem por seu município ou a Secretaria de Agricultura de municípios que tenham convênio com a Sada até o dia 10 de abril. Nessa etapa, a previsão é que o Piauí + Genética atenda 2 mil pequenos e médios criadores, executando a inseminação artificial em tempo fixo (IATF), em 26 mil animais. O foco são os bovinos de corte e leiteiro.

O programa será executado com um aporte financeiro inicial feito pelo Governo do Estado, no valor de R$ 4 milhões. O recurso será utilizado para a contratação da empresa que fará as inseminações e para a aquisição do sêmen das raças Nelore (gado de corte), Holandesa, Gir Leiteiro e Girolando (gado de leite), além dos botijões de armazenamento do material.

  

Piauí +Genética: Sada abre inscrições para inseminações em bovinos Foto ilustrativa
   

“Iniciamos as inscrições do programa e passaremos a realizar as inseminações em bovinos. É importante ressaltar que iremos adquirir sêmens da melhor qualidade com foco em rebanhos de corte e de leite.  Nos bovinos de corte, vamos utilizar sêmen de touros da raça nelore, que é a raça que predomina em quase 80% do rebanho de corte nacional. No gado de leite, como temos uma variabilidade de grau sanguíneo, nos cruzamentos de animais zebus e taurinos, nós vamos usar as raças holandesa, gir leiteiro e girolando, para que a gente possa dar oportunidade ao criador de fazer o acasalamento mais adequado para o nosso tipo de criação e melhor adaptação ao nosso clima”, diz o secretário da Sada, Fábio Abreu, que ainda chama atenção para critérios que devem ser seguidos pelo produtor, para que esteja apto a participar do programa.

“Além de estar atento ao prazo de inscrição, o produtor deve ter conhecimento que para participar do programa deve ter seu cadastro realizado junto à Adapi, além disso, a vacinação do rebanho contra febre aftosa deve estar obrigatoriamente em dia”, conclui o gestor, lembrando que o Piauí irá realizar a última imunização do rebanho de 01 a 30 de abril, e que nesta etapa não haverá prorrogação do prazo.

Antes do início das inscrições, as diretorias de Inovação e de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos da Sada realizaram uma reunião virtual com os coordenadores regionais e extensionistas, para alinhar as estratégias de divulgação e execução do programa.

“Tivemos a oportunidade de mostrar melhor a essência do Piauí +Genética, os nossos objetivos e onde queremos chegar.  Nesse primeiro momento, que é o das primeiras inscrições ao programa, repassamos a necessidade que temos de estar mais próximos do criador, orientando, tirando dúvidas, para que o programa possa ter o maior sucesso possível. Tenho certeza que nós vamos avançar bastante no sentido de evoluir nosso programa, porque essa técnica da inseminação artificial em bovinos é, acima de tudo, a implantação de uma cultura, onde o criador pode entender com mais facilidade alguns gargalos que impedem o rebanho dele de crescer e melhorar geneticamente e quantitativamente”, afirma André Nogueira, diretor de Inovação.

Libonato de Carvalho, diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, explica que o Piauí +Genética também irá contribuir para as ações de extensão rural e de assistência técnica realizadas pela secretaria, destacando o trabalho que será realizado pelos extensionistas da Sada.

“Para participar efetivamente do programa, cada produtor tem que seguir alguns critérios, como por exemplo, um protocolo sanitário e de manejo do rebanho, estar em dia com a vacinação, ter um pequeno curral, um pequeno brete, ter comida para esse rebanho, capim, seja ele graminha ou forrageira de leguminosa. O fato é que a alimentação é fator indispensável. E a Sada atuará na orientação e no processo educativo desses produtores. Nossos técnicos, que atuam lá na ponta, terão papel fundamental, eles receberão as demandas e acompanharão todos os passos”, explica o diretor.

DOAÇÃO DE CAPRINOS

O pontapé inicial do Piauí +Genética aconteceu em dezembro de 2023, com a distribuição de 30 animais reprodutores melhoradores, do tipo caprinos, para pequenos produtores do Piauí das cidades de Anísio de Abreu, Barras, Brejo, Campo Maior, Jatobá e José de Freitas. A ação foi realizada durante a 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi).  À época, os animais foram escolhidos com o crivo da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado do Piauí (Apiccovi).

Os animais entregues estão servindo as propriedades por tempo determinado, em uma modalidade de rodízio. “Quando eles estiverem cobrindo as filhas, nós vamos recolher esses animais e recolocar um novo animal nesse rebanho, até que possamos sentir o efeito do melhoramento genético”, diz André Nogueira.

Os técnicos da Sada estão acompanhando todo o processo, como parte das ações de extensão rural que integram o programa.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado