Prefeitura retoma as atividades da Usina de Compostagem orgânica em Teresina - Cidades
OBRA

Prefeitura retoma as atividades da Usina de Compostagem orgânica em Teresina

Em contrapartida, a Usina vai funcionar com a oferta dos compostos orgânicos para os pequenos agricultores


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) retomou as atividades com a Usina de Compostagem e para isso realizou um Termo de cooperação técnica com a empresa “Waste Reverse”. Parceria com uma empresa privada especializada em soluções ambientais, junto com a concessionária de Água e Esgoto do município (ÁGUAS DE TERESINA/AEGEA) na destinação correta de seus resíduos de Esgoto.

Em contrapartida, a Usina vai funcionar com a oferta dos compostos orgânicos para os pequenos agricultores que darão uma destinação correta dos resíduos das podas e roçagens otimizando o processo atual e reduzindo os custos da Prefeitura e espaço do aterro sanitário.

  
Prefeitura retoma as atividades da Usina de Compostagem orgânica em Teresina Reprodução
 
 
 

Conforme o secretário da SEMP, Paulo Roberto da Iluminação, é de suma importância o reativamento da Usina. “Essa parceria vai permitir que o grande volume de materiais orgânicos que seria descartado poluindo o meio ambiente, possa ser reaproveitado, incentivando uma atividade comercial e a produção orgânica no nosso município que ainda é muito pequena. E ainda vamos atender as hortas comunitárias e campos agrícolas cadastradas no programa”, disse o gestor.

Com essa iniciativa, a economia ganha força, permitindo que o ciclo correto de produção e aproveitamento de recursos se estabeleça. E além disso, podemos desenvolver ações voltadas a sustentabilidade, destacando-se pelo avanço da cobertura de esgotamento sanitário e a destinação correta de seus resíduos. Otimizando os espaços dos aterros sanitários que poderão ser utilizados para os demais compostos, destacou o secretário.

A Semp abrirá o processo de licitação para aquisição de sementes e de adubos que vai ajudar muito o pequeno produtor. Outro projeto desenvolvido, será o aproveitamento do lodo que fica nos reservatórios de água, poderá ser destinado para aterros sanitário, incinerador, agricultura, construção civil e reúso em indústria (como matéria prima).

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado