Bar onde ocorreu tiroteio e mortes será transformado em centro de convivência para jovens no Piauí - Geral
BAR DA THAYS

Bar onde ocorreu tiroteio e mortes será transformado em centro de convivência para jovens no Piauí

O local já foi alvo de diversas operações das Forças Integradas de Segurança em razão de sua ocupação pelas organizações para a prática de crimes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Segurança Pública anunciou, nesta sexta-feira (3), que o órgão irá requerer a desapropriação do terreno onde está situado o Bar da Thays, na zona Leste de Teresina. O local já foi alvo de diversas operações das Forças Integradas de Segurança em razão de sua ocupação pelas organizações para a prática de diversos crimes. No estabelecimento já houve mortes, tiroteio e interdições. 

A decisão veio após ação do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas - DRACO, na manhã de hoje, onde policiais apreenderam equipamentos e fecharam, mais uma vez, o local. De acordo com Chico Lucas, a interdição e desapropriação fazem parte das estratégias de combate ao crime organizado adotadas no Piauí, que preveem a repressão e a prevenção ao tráfico de drogas e outros crimes. 

  

Bar da Thays foi interditado em Teresina SSP-PI

   

“Nós percebemos que a juventude precisa de espaços, de oportunidades. Portanto, se o Bar da Thays era um espaço usado para o lazer, mas também para o tráfico de drogas e para a violência, é obrigação do Estado fazer a intervenção para que ele seja requalificado e continue sendo um local para a juventude se divertir, mas sem usar drogas e sem enveredar para o mundo da criminalidade”, frisa o gestor.

Segundo o coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, a ação é mais um passo no combate às facções criminosas. 

“Uma ação muito importante para a sociedade piauiense, mais especificamente aqui para a região da Madre Tereza, já que esse conhecido regue era um ponto de encontro para membros de uma determinada facção criminosa. O Draco já vinha desenvolvendo um trabalho de monitoramento há alguns meses, inclusive deflagramos algumas operações utilizando como subsídio imagens e informações que foram coletadas no contexto dessas festas que aconteciam aqui nesse local. E com essa ação estamos dando mais um passo nesse processo de combate às facções criminosas, que é justamente focar nesses locais, nesses ambientes festivos que são utilizados para reunir esses membros de facções criminosas, e já estamos monitorando outros locais que funcionam também muito parecido com essa mesma modalidade”, reforça

Ações de Prevenção

Em 2023, a Secretaria de Segurança Pública criou a Superintendência de Cidadania e Defesa Social - SUCID, com o intuito de promover ações de prevenção ao crime, abordando pautas como a defesa da criança e do adolescente, da mulher, da população LGBTQIAPN+, entre outras. “Muitas vezes, a nossa juventude é cooptada pelo tráfico e pelo uso abusivo de drogas e até mesmo para a violência e para a criminalidade, por conta da falta de oportunidades saudáveis na área do esporte e do lazer. Então a ideia é nós utilizarmos espaços como este, que está sendo desapropriado, para serem locais de projetos de prevenção às drogas e à violência, voltados em especial para os jovens”, explica coronel Elizete Lima, superintendente da SUCID.

Com a desapropriação, a Secretaria de Segurança implantará um Espaço de Convivência para a Juventude, em parceria com outras pastas do Governo, como as Secretarias de Assistência Social, Esporte, Cultura e Juventude, levando serviços essenciais, como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, mas também a promoção de movimentos culturais e de saúde mental para os jovens.

“Nós vamos fazer outras intervenções dentro dessa estratégia, que já conta com DRACO, o Instituto de Identificação Digital e a Sucid, para que possamos transformar esses espaços em um ambiente de serviços à comunidade e um espaço harmônico de convivência para os jovens”, finaliza Chico Lucas.

Fonte: Portal A10+ com informações da SSP


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado