Governo do Piauí vai realizar mais de 28 mil cirurgias de catarata em 2024 - Geral
OPORTUNIDADE

Governo do Piauí vai realizar mais de 28 mil cirurgias de catarata em 2024

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Governo do Estado deu início ao maior mutirão de cirurgias de catarata já realizado no Piauí. Até o final de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizará 28.364 cirurgias e 35.454 consultas, beneficiando pacientes de todos os municípios piauienses.

A catarata é uma lesão que acomete os olhos deixando a visão do paciente opaca. É causada, principalmente, em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio de procedimento cirúrgico, onde o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

  
Governo do Piauí vai realizar mais de 28 mil cirurgias de catarata em 2024 Reprodução
 
 
 

“Com esse mutirão vamos dar vazão às demandas de cirurgias de catarata existentes no estado contemplando os 224 municípios, das 12 regiões de saúde”, explica o secretário da Saúde, Antônio Luiz.

As cirurgias e consultas serão realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados em Comissão Intergestora Bipartite(CIB).

Pacientes da região de Corrente e Bom Jesus (território Chapada das Mangabeiras) foram os primeiros beneficiados com o mutirão. As triagens ocorreram no início de março e as cirurgias foram realizadas nos hospitais João Pacheco Cavalcante e Manoel de Sousa Santos entre 13 e 21 de março, beneficiando 1.700 pacientes.

“Essas cirurgias vão levar mais qualidade de vida à nossa população. É um esforço concentrado realizado pelo Governo do Piauí, que beneficiará pacientes de todos os municípios do nosso estado”, afirma o superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado