Nova Casa da Gestante, da Maternidade Evangelina Rosa, é inaugurada em Teresina - Saúde
SAÚDE

Nova Casa da Gestante, da Maternidade Evangelina Rosa, é inaugurada em Teresina

O novo espaço conta com 20 leitos para prestar assistência para gestantes, puérperas e seus bebês


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A nova estrutura da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) foi inaugurada durante solenidade nesta quarta-feira (27), na zona Leste de Teresina. A nova casa conta com 20 leitos e está preparada para oferecer assistência e cuidados especiais aos pacientes.

A Casa da Gestante proporciona acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, especialmente para aquelas que residem em municípios mais distantes de Teresina. Estrategicamente localizada a menos de um quilômetro da NMDER, a nova estrutura visa garantir uma melhor integração com a Nova Maternidade.

  

Nova Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é inaugurada em Teresina
Divulgação
  

“Recebemos gestantes de alto risco que vêm do interior para o atendimento na capital, e isso reduz o gasto que a mamãe ou a gestante poderiam ter com a pensão ou com o hotel. Então, aqui é tudo realizado por meio do SUS, o acolhimento multiprofissional, as refeições, as consultas médicas e outros serviços, para que no momento do parto elas fiquem perto da maternidade. Essa casa é muito importante para que as mães fiquem perto dos seus bebês, inclusive para melhorar o índice de redução da mortalidade materna e infantil”, ressaltou o secretário.  

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera conta com 20 leitos distribuídos em seis quartos, uma ampla área de convivência, sala, cozinha totalmente equipada, lavanderia, copa, consultório, banheiros e armários. “A nossa obrigação é criar políticas que deem condições de vida para os cidadãos. As mães aqui presentes são a razão deste momento estar acontecendo”, frisou Benjamim Pessoa Vale, Presidente da Associação Reabilitar, entidade responsável pela administração da NMDER.

Como ter acesso à Casa da Gestante

Para a gestante ou puérpera ter acesso à Casa da Gestante é necessário residir em um dos municípios do Estado e passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). As puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da NMDER.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado