Marcelo Castro detalha PEC do fim da reeleição, novo Código Eleitoral e projeções do MDB em 2024 - Política
POLÍTICA

Marcelo Castro detalha PEC do fim da reeleição, novo Código Eleitoral e projeções do MDB em 2024

O senador esteve nesta sexta-feira (03) no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O senador da república Marcelo Castro (MDB) esteve nesta sexta-feira (03) no telejornal Bancada Piauí, da TV Antena 10, e comentou sobre o projeto do novo Código Eleitoral e a PEC do fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República e a implementação de um mandato de 5 anos. Além disso, ele comentou também sobre o cenário político em sua cidade natal, São Raimundo Nonato.

Em entrevista ao Bancada Piauí, Castro declarou que a decisão pela reeleição foi errada e que traz sérias consequências ao país.

  

O senador da república, Marcelo Castro
Laura Parente/ A10+

   

“Nós entendemos que isso foi uma decisão errada do Congresso Nacional. Nós jamais devíamos ter instituído a reeleição no Brasil, uma experiência que eu considero trágica, não é boa. Todos esses anos de instituto da reeleição só veio confirmar as piores previsões. Oito anos é um tempo muito grande; um prefeito que passa 8 anos à frente da prefeitura, aquilo ali a pessoa já incorpora a prefeitura ao seu modo de vida e não é pra isso. A essência do sistema republicano na democracia é a alternância do poder e quando a pessoa fica 8 anos fica fazendo todos os artifícios para não sair da prefeitura”, disse.

O senador ainda falou sobre o projeto do novo Código Eleitoral (PLP 112/2021), que trata sobre inelegibilidade e mudanças em prazos para desincompatibilização, quarentena para pessoas de determinadas carreiras que quiserem se candidatar, sobra de vagas nas eleições proporcionais e prestação de contas.

“É um código que consolida toda a legislação, é um código com cerca de 900 artigos então o código sendo aprovado, nós teremos a partir de agora uma única lei trazendo toda a legislação eleitoral, então vai ficar fácil para as pessoas pesquisarem, vai deixar de ter muitas incongruências. Uma coisa que procurei fazer também foi dar uma redação mais clara e transparente possível para quem ler não ter dúvida do que quer dizer”, explicou à TV Antena 10.

  

O senador Marcelo Castro esteve nesta quinta-feira (03), no telejornal Bancada Piauí
Laura Parente/ A10+

   

Castro ainda conversou sobre o atual cenário político piauiense e do apoio ao primo, Rogério Castro, para a prefeitura de São Raimundo Nonato, sua terra natal.

“O Rogério é uma pessoa que se preparou ao longo dos anos para ser prefeito e agora chegou a oportunidade. Ele está com a preferência da opinião pública, recentemente saíram 3 pesquisas e todas mostram uma margem de votos boa para o Rogério à frente de seu concorrente. Estamos confiantes, a proposta dele é muito boa de gerar emprego, renda, resolver os problemas básicos”, falou.

O senador ainda falou sobre as projeções para o MDB e o que é aguardado para essa eleição. “O MDB terá candidato nas grandes cidades. Temos cento e poucos candidatos a prefeito e a gente espera fazer uma avaliação bastante segura, estou dando uma margem de segurança grande e espero que o MDB faça em torno de 50, 70 prefeitos nesse pleito”, finalizou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado

Inscreva-se na nossa lista de emails para receber as principais notícias!

*nós não fazemos spam

Em destaque

Enquete

Qual sua opinião sobre a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro

ver resultado