A10+ nas Eleições: acompanhe a cobertura completa do 1º turno no Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
POLÍTICA

A10+ nas Eleições: acompanhe a cobertura completa do 1º turno no Piauí

Mais de 2,5 milhões de piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher novos representantes


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

(Atualizada às 15h35)

Ciro vota ao lado da filha e aposta em vitória de Sílvio no 1º turno e Joel surpreendendo

O ministro-chefe da Casa Civil Ciro Nogueira votou em seção eleitoral na zona Leste de Teresina no início da tarde deste domingo (02) ao lado da filha, Eliane, e disse que aposta na vitória do candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil) ainda no 1º turno e do candidato a senador Joel Rodrigues (Progressistas), surpreendendo e levando a vaga única deste pleito. “Estamos exercendo nosso papel como cidadão brasileiro. Que todos tenham um excelente domingo de votação”, afirmou.

  

Ciro Nogueira vota acompanhado da filha
Reprodução

   

No Piauí, 58 urnas apresentam falhas; 34 foram substituídas, diz TRE

O Tribunal Regional Eleitoral registrou 58 ocorrências nas urnas eletrônicas no Piauí. O boletim divulgado pelo Sistema Ocorre JE do Tribunal aponta que os principais problemas apresentados foram: terminal do eleitor e do mesário sem funcionar, impressora solta ou mal encaixada, biometria sem realizar, bateria em nível crítico, entre outros. Ao todo, 34 urnas foram substituídas. 

  

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano
Reprodução

   

O Comitê de Segurança das Eleições 2022 do TRE-PI registrou a apreensão de uma pessoa que distribuía santinhos em São Miguel do Fidalgo.

Evaldo Gomes crê que será reeleito 

Evaldo Gomes (Solidariedade), que disputa a reeleição como deputado estadual, contou ao A10+ que a expectativa é a melhor possível para essas eleições. Ele relembrou que chegou ao terceiro mandato com inúmeras ações e projetos dedicados aos piauienses. 

  

Evaldo Gomes, candidato a deputado estadual
Anna Paula Couto / A10+

   

"Expectativa muito boa, estou muito confiante, acho que nós fizemos uma grande campanha, campanha de muita mobilização onde nós conseguimos levar nossa mensagem, uma mensagem de esperança, de fé, e sobretudo prestamos contas do que nós fizemos durante o nosso mandato, eu estou apostando que a gente possa ser vitoriosos e lógico a gente confia em Deus e confia na população que será me dada a oportunidade, já estou no terceiro mandato, e me deu a oportunidade de chegar até aqui eu acredito que a gente deva continuar se Deus quiser e a população", explanou. 

Fernanda Gomes fala sobre campanha 

Fernanda Gomes (Solidariedade), candidata a deputada federal, citou que a sensação é dever cumprido. Ela relembrou a campanha realizada e citou que está confiante na eleição.

  

Fernanda Gomes, candidata a deputada federal
Anna Paula Couto / A10+

  

"Dever cumprido como cidadã, fizemos uma campanha propositiva, fora Teresina também que nos abraçou que fez com que a gente chegasse até aqui com muita coragem, muita fé que dias melhores vão vir para o estado do Piauí. Hoje a gente exerceu nosso papel como cidadã, fiz o meu dever de casa, votei e a expectativa agora é aguardar para que a gente possa ter dias melhores no estado do Piauí", ressaltou a candidata ao A10+. 

"Nossa chapa será vitoriosa", afirma deputado Júlio César

O deputado federal Júlio César, PSD, também falou ao A10+ da sua expectativa para o pleito deste ano. Ele relatou que está confiante na vitória da chapa governista e principalmente na vitória do candidato ao governo, Rafael Fonteles, do PT, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

  

Deputado Júlio César
Jade Araújo / A10+

  

"Estamos com expectativa de grande esperança pelo trabalho e resultado todas as pesquisas espontâneas para deputado federal eu estou em primeiro lugar, mas a pesquisa que eu mais confio é a eleição hoje. Nós vamos esperar na certeza de que essa chapa é vitoriosa. Houve muitas pesquisas falsas e montadas, mas a pesquisa que eu confio é de hoje e ela vai referendar a maioria esmagadora do povo do Piauí e do Brasil pelo Lula, pelo Rafael, Wellington, Júlio César, Georgiano, e outros aliados do nosso partido PSD", completou.

Georgiano Neto fala sobre disputa e crê na vitória

O deputado Georgiano Neto, do MDB, falou ao A10+, na manhã deste domingo (02), que está confiante na vitória. Ele relembrou as ações realizadas durante os últimos mandatos e citou que seguirá trabalhando em prol da população.

  

Georgiano Neto, do MDB, tenta a reeleição
Jade Araújo / A10+

  

"É um sentimento de dever cumprido. Fizemos a nossa parte ao longo desses últimos quatro anos como deputado estadual, dando a nossa contribuição para o Piauí e o sentimento agora é que nós possamos ampliar a votação comparada a eleição passada. Vamos seguir trabalhando da mesma forma que temos nos comportado desde o início do nosso mandado lá em 2015. Um mandato participativo, presente e que acima de tudo apresenta resultados e ajuda a desenvolver nossa capital e mais de 150 municípios que somos representantes. Assim que continuaremos se reeleitos", disse.

Wellington Dias vota em Teresina e crê na vitória de Lula ainda no 1º turno das eleições

O candidato a senador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Wellington Dias, chegou em seu local de votação pouco depois das 11h. O ex-governador agradeceu por toda a campanha feita e por quem o apoiou e disse ainda acreditar na vitória de Lula no primeiro turno.

  

Wellington Dias, candidato ao Senado pelo PT
Jade Araújo / A10+

   

“Eu estou muito feliz e agradecido. Eu estou animado e a verdade e a democracia vai vencer. O amor vai vencer o ódio e vamos voltar a ter uma pacificação, uma estabilidade. O time do povo vai ter uma grande vitória, acredito na vitória do Lula no primeiro turno. Estou animado com minha campanha também”, disse.

"A hora da mudança começou", disse Joel Rodrigues durante votação

Na manhã deste domingo (2), o candidato a senador Joel Rodrigues (Progressista), votou na Unidade Escolar Mirtes Demes, no município de Floriano, sua cidade natal localizada no Sul do estado. Na ocasião, Joel foi acompanhado de sua esposa e apoiadores.

  

"A hora da mudança começou", disse Joel Rodrigues durante votação
Ascom

  

Em entrevista, Joel falou brevemente sobre a expectativa para o resultado das eleições. "As expectativas são as melhores. A oposição no Piauí nunca esteve mais unida e firme no propósito de cuidar e transformar a vida das pessoas. E nós nunca sentimos um sentimento tão palpável e forte de mudança nas ruas como agora. Vamos sair vitoriosos. A hora da mudança começou ", afirmou Joel.

Regina Sousa afirma que desafio do novo governador é administrar com o orçamento menor

A governadora Regina Sousa afirmou neste domingo (02), durante entrevista à imprensa, que o desafio do novo governador eleito é "receber o estado com o orçamento menor". Ela acompanhou o candidato do PT, Rafael Fonteles, no colégio Madre Savina e em seguida foi votar no Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, no bairro Piçarreira.  

  

Regina Sousa afirma que desafio do novo governador é administrar com o orçamento menor
Anna Paula Couto / A10+

   

“O desafio é cumprir o que foi prometido na campanha e também de governar com o orçamento menor. Teve um incidente de percurso que aconteceu durante a campanha que não deveria acontecer, como por exemplo, trabalhar uma legislação tributária no ano eleitoral”, declarou a governadora.

Deputado acredita na vitória de Rafael Fonteles no 1º turno

Ao A10+, o deputado estadual Franzé Silva (PT) afirmou que acredita na vitória de Rafael Fonteles, do PT, ainda no 1º turno das eleições de 2022. Ele citou que o partido sairá fortalecido este ano e que o ex-presidente Lula derrotará Bolsonaro (PL) na disputa presidencial.

  

Franzé Silva durante votação em Teresina
Jade Araújo / A10+

  

"Teremos uma vitória de Rafael Fonteles e Lula no primeiro turno e estamos aqui muito animados pela reeleição para deputado estadual. Acredito que o time vai sair fortalecido dessa eleição. A federação ajuda, quando você aglutina um time, esse time consegue fazer um coeficiente maior. Nós estamos na expectativa de eleger uns 12 parlamentares na federação. Vai ser a maior bancada e chega forte na Assembleia a partir de 2023", disse.

Sílvio Mendes vota, fala de renovação e diz estar confiante com a vitória

O candidato Sílvio Mendes, do União Brasil, votou por volta das 9h40 deste domingo (02) em uma escola na zona Leste de Teresina. Em entrevista à imprensa, o ex-prefeito falou sobre a importância da renovação e diz estar confiante com a vitória ainda no 1º turno das eleições gerais.

  

Sílvio Mendes vota, fala de renovação e diz estar confiante com a vitória
Thracy Oliveira / TV Antena 10

   

Sílvio Mendes chegou acompanhado da candidata a vice-governadora Iracema Portella (PP). Ele relatou que sempre manteve a expectativa de ganhar a eleição, desde que seu nome foi escolhido para representar o grupo da oposição.

"Estamos confiante na vitória no 1º turno", diz Rafael Fonteles durante votação

Acompanhado da governadora Regina Sousa e de familiares, o candidato do PT, Rafael Fonteles, vota na manhã deste domingo (02) em uma escola na zona Leste de Teresina. Em entrevista à imprensa, o petista citou que está bastante confiante em uma possível vitória ainda no 1º turno das eleições.

  

"Estamos confiante na vitória no 1º turno", diz Rafael Fonteles durante votação
Anna Paula Couto / A10+

   

Rafael citou que sua campanha foi limpa, transparente e que contou com muito amor. Ele relatou que está preparado, caso seja eleito, para governar o estado do Piauí.

Líderes nas pesquisas, Lula e Bolsonaro votam e destacam importância da eleição

Líderes nas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, votaram na manhã deste domingo (02). O petista votou na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

"Não queremos mais discórdias, queremos um país que vive em paz. Essa é a eleição mais importante. Estou muito feliz", disse o ex-presidente.

  

Líderes nas pesquisas, Lula e Bolsonaro votam e destacam importância da eleição
Reprodução

   

O candidato à reeleição à presidência da República, Jair Bolsonaro, chegou para votar na Vila Militar, Zona Oeste do Rio, pouco depois das 8h50 deste domingo. Em conversa com à imprensa, o mandatário afirmou que a expectativa é de vitória.

"A expectativa é de vitória hoje. Nesses 45 dias, fui praticamente em todos os estados do Brasil. Ontem em Joinville, algo nunca visto no Brasil, tanta gente na rua. Eleições limpas, sem problema nenhum”, disse o presidente.

Piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher novo governador

Mais de 2,5 milhões de piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher seus novos representantes, entre eles, o governador. No estado, 8 candidatos disputam o cargo do executivo estadual. Cientistas políticos ouvidos pelo A10+ afirmam que essa é uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos. 

As pesquisas apontam uma disputa acirrada entre os candidatos Rafael Fonteles (PT), da base governista, e Sílvio Mendes (UB), que representa o grupo da oposição. A eleição está polarizada entre os dois políticos e ainda não é possível afirmar se haverá um eventual segundo turno. Os demais candidatos somam menos de 3% nas intenções de votos.  

  

Urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano
Reprodução

   

Hoje, os brasileiros irão às urnas para votar nos cargos de deputado federal, estadual, senador, governador e presidente da República. O A10+, portal de notícias da TV Antena 10, preparou uma reportagem especial mostrando o que pode ou não neste dia da votação. O que levar, quais são as recomendações, horário de votação, e quem são os candidatos que disputam o cargo de governador do Piauí. 

Horário de votação e o que levar

As seções devem iniciar às 8h e encerrar às 17h. O eleitor deve comparecer à sua zona eleitoral levando um documento oficial com foto (carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto). A apresentação do título eleitoral não é obrigatória. Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar com o e-título, a versão digital do título de eleitor.

  

Cabine de votação
Rovenna Rosa / Agência Brasil

   

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral, são 2 milhões 573 mil e 810 eleitoras/eleitores aptos a votar no Piauí. A maior parcela do eleitorado piauiense é feminino.

Em 2022, o eleitor vai votar nesta ordem para os seguintes cargos: Deputado federal (com quatro dígitos); Deputado estadual (com cinco dígitos); Senador (com três dígitos); Governador (com dois dígitos); e, por último, Presidente da República (com dois dígitos). Para os cargos de deputados estaduais e federais você pode votar apenas nas legendas, para que o partido consiga vagas no legislativo sem escolher um candidato.


Concorrem ao cargo de governador os seguintes candidatos: Rafael Fonteles (PT), Gessy Lima (PSC), Sílvio Mendes (UB), Madalena Nunes (PSOL), Gustavo Henrique (Patriota), Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN).

  

Piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher novo governador; veja detalhes
A10+

   

O que pode e não pode no dia da votação

É proibido ao eleitor portar aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto. Este ano, após entregar o documento de identificação ou depois de mostrar a versão digital do e-Título pelo celular, você terá de deixar o aparelho de celular desligado, seguindo as orientações do mesário.

Porte de armas

Este ano a resolução TSE Nº 23.669/ 2021 proíbe que pessoas portando armas se aproximem a menos de 100 metros das seções eleitorais. A medida também proíbe o transporte e posse de armas pelos CACs na véspera, no dia e pós-eleição. A exceção é apenas para quando agentes de segurança (em atividade geral de policiamento no dia das eleições) forem votar.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado