Em sabatina, Gessy Lima propõe criação de auxílio financeiro para famílias carentes no Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
ELEIÇÕES 2022

Em sabatina, Gessy Lima propõe criação de auxílio financeiro para famílias carentes no Piauí

Candidata a governadora pelo PSC participou do Bancada Piauí nesta quinta (01)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A empresária Gessy Lima, do PSC, foi a sétima sabatinada na TV Antena 10, nesta quinta-feira (01). Durante entrevista no Bancada Piauí, a candidata a governadora do Piauí apresentou os principais pontos de seu plano de governo e comentou sobre os pedidos de impugnação de sua candidatura. Entre as propostas, a criação de um auxílio financeiro para famílias carentes no estado.

Gessy iniciou a sabatina respondendo aos questionamentos sobre o status de sua candidatura. A empresária tem três pedidos de impugnação de sua candidatura tramitando no TRE e está sem o fundo eleitoral do partido para investir na campanha. Apesar da situação, Lima destacou que sua candidatura está mantida.

  

Gessy Lima, candidata a governadora do Piauí
Anna Paula Couto / A10+

  

"[A candidatura segue] mais firme do que nunca [...] Estão tentando barrar a minha candidatura, tentando me derrubar a qualquer custo com notícias fakes, com mentiras, com calúnias, procuraram nos descredibilizar, na minha vida pessoal não encontraram nada, criaram mentiras. Não conseguiram encontrar nada de errado na minha vida pública, na minha gestão pública, criam mentiras, mas eu acredito na lei, eu acredito na justiça e nossos esclarecimentos já estão sendo prestados junto ao TRE", esclareceu.

Em seguida, Gessy avaliou se o rompimento com o Fábio Sérvio (Podemos), após ele ter desistido da candidatura ao Senado, pode prejudicar sua candidatura. A candidata também disse que foi pega de surpresa com a desistência do publicitário.

"Entendo a decisão dele de mudar os planos, é legítimo, ele entendeu que desistindo da candidatura pra apoiar o candidato que ele acredita… enfim, entendi perfeitamente. Ele tinha me relatado algumas dificuldades que ele tava sofrendo, pra se manter de pé, algumas perseguições, dificuldades partidárias, dificuldades com o candidato e a chapa do Podemos, mas não tinha sido batido um martelo em relação a isso. Dessa forma fui pega de surpresa com a decisão que não me foi comunicada, mas entendo perfeitamente a o posicionamento dele", contou.

Em relação aos seus projetos para o estado do Piauí a candidata citou medidas para alavancar a economia, o principal ponto de sua gestão, caso eleita. Além de propor medidas para a educação e para a cultura.

Economia

Para contribuir para o desenvolvimento econômico e combater a fome, caso eleita, a candidata vai criar um auxílio para famílias carentes, mas o auxílio, segundo ela, não seria permanente e sim uma solução integrada com medidas para gerar oportunidades de trabalho para a população.

  

Em sabatina, Gessy Lima apresenta suas propostas de governo
Anna Paula Couto / A10+

  

"As pessoas serão incluídas nesses cadastros de assistência social onde elas vão receber esse auxílio, mas elas não vão permanecer, porque assistência social ela é necessária, mas ela não pode ser um meio de vida. Elas [famílias] vão ser acolhidas por esse programa social, vão receber uma bolsa. Só que ali também junto com esse auxílio elas vão receber capacitação, vão estudar, vão aprender atividade e com isso poder ser inseridas no mercado de trabalho", disse.

Ela também apresentou propostas como a criação de linhas de crédito para que as pessoas que tenham terras produtivas possam plantar e desenvolver uma agricultura familiar. Em relação às propostas para o desenvolvimento de todo o estado, a candidata citou investir na construção civil para melhorar a infraestrutura e desenvolver o turismo.  

"Quando a gente fala de construção civil, a gente está falando de infraestrutura e a gente está falando também de turismo. E o turismo é algo muito importante e que gera muitas oportunidades, mas que não tem tido o investimento adequado por parte do governo. As nossas estradas estão péssimas, esburacadas, isso tem ocasionado muitos acidentes, muitas pessoas têm perdido entes queridos nas estradas por irresponsabilidade do poder público de não fazer a reparação necessária de estrada. Então é uma cadeia produtiva. Nós temos capacidade de desenvolver um turismo a nível nacional, entender como incentivar um e o outro para começar o nosso caminho", detalhou.

Educação

Estudos apontam que a educação foi muito afetada pela pandemia e que isso gerou um retrocesso de cerca de 10 anos na educação no período da pandemia. Para melhorar esse cenário, a candidata afirmou que, caso eleita, vai implementar um programa para combater esse retrocesso em 2 anos. Para isso, Gessy pretende investir na capacitação técnica e no ensino bilíngue nas escolas. Além de implementar micro empresas dentro das escolas.

  

Gessy Lima participa de sabatina na TV Antena 10
Anna Paula Couto / A10+

  

"Sobre a questão do retrocesso a gente vai ter uma atenção muito importante com isso para que possamos otimizar os anos perdidos. Implementaremos também a capacitação técnica do jovem, porque o jovem ele sai do ensino médio muitas vezes desorientado, ampliar esses curso técnicos nas escolas da rede pública, principalmente, ali no ensino médio pra que esse jovem já saia capacitado. Dentro das escolas começar também a educação financeira que é algo muito importante, a gente vê que o Estado ele não não tá focando nessa questão tanto da educação financeira como no ensino técnico", explicou.

Para a cultura a candidata disse que vai incentivar a cultura e valorizar os artistas piauienses, mas não citou propostas para a classe, apenas disse que "irá reformar o Albertão para que os artistas se apresentem lá".

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado