MPT registra aumento nos números de casos de assédio eleitoral no Piauí - Eleições 2022
Eleições 2022
ASSÉDIO ELEITORAL

MPT registra aumento nos números de casos de assédio eleitoral no Piauí

De acordo com o órgão, o número de denúncias de assédio eleitoral triplicou no Piauí


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) divulgou que o número de denúncias de assédio eleitoral triplicou no Piauí em três dias. De acordo com o órgão, na última segunda-feira três denúncias haviam sido protocoladas e nesta quinta-feira (13) o número saltou para nove.

O procurador-chefe do MPT no Piauí, Edno Moura, destacou que o crescimento do número de denúncias pode estar relacionado com o aumento da divulgação de novos casos. “As pessoas começaram a saber que podem fazer as denúncias. Muitos sequer sabiam que estavam sendo vítimas de irregularidades”, explicou. 

  

MPT registra aumento nos números de casos de assédio eleitoral no Piauí
Reprodução

  

“A interferência no voto do trabalhador por meio de coação, ameaça, assédio e oferecimento de vantagens financeiras acaba provocando uma fissura no processo democrático. Acreditamos que o número de denúncias feitas não reflete a quantidade real de casos de assédio eleitoral no Piauí. Por isso, é importante que as pessoas denunciem para que o MPT possa apurar e adotar as providencias cabíveis”, relatou o procurador-chefe.

Segundo dados do MPT, em todo o Brasil foram registrados 215 denúncias de irregularidades cometidas contra trabalhadores. No Pará, um empregador estava oferecendo recursos financeiros para os trabalhadores que votassem em seu candidato. Ele assinou um Termo de Ajustamento de Conduta se comprometendo a não cometer novamente as irregularidades e ainda pagou indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 150 mil e ainda dano moral individual de R$2 mil a cada trabalhador.

As denúncias de assédio eleitoral podem ser formuladas no site do Ministério Público do Trabalho www.prt22.mpt.mp.br na aba Serviços/Requerimento/Denúncias, localizados no menu direito. Elas também podem ser feitas pelo whatsApp (86) 99544-7488, de segunda a sexta das 08 às 14 horas.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado