Piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher novo governador - Eleições 2022
Eleições 2022
A10+ NAS ELEIÇÕES

Piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher novo governador

Em eleição polarizada, oito candidatos disputam o cargo do executivo estadual


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Mais de 2,5 milhões de piauienses vão às urnas neste domingo (02) para escolher seus novos representantes, entre eles, o governador. No estado, 8 candidatos disputam o cargo do executivo estadual. Cientistas políticos ouvidos pelo A10+ afirmam que essa é uma das eleições mais polarizadas dos últimos anos. 

As pesquisas apontam uma disputa acirrada entre os candidatos Rafael Fonteles (PT), da base governista, e Sílvio Mendes (UB), que representa o grupo da oposição. A eleição está polarizada entre os dois políticos e ainda não é possível afirmar se haverá um eventual segundo turno. Os demais candidatos somam menos de 3% nas intenções de votos.  

Candidatos ao governo do Piauí
A10+

   

Concorrem ao cargo de governador os seguintes candidatos: Rafael Fonteles (PT), Gessy Lima (PSC), Sílvio Mendes (UB), Madalena Nunes (PSOL), Gustavo Henrique (Patriota), Lourdes Melo (PCO), Geraldo Carvalho (PSTU) e Ravenna Castro (PMN). 

Segundo a Justiça Eleitoral, para vencer no primeiro turno um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. A votação no Piauí inicia às 8h deste domingo (02) e encerra às 17h. A expectativa é que até as 20h já se tenha o resultado sobre a disputa estadual. 

Até então o Piauí contava com 9 candidatos, mas na última quinta-feira (29), o coronel Diego Melo (PL) desistiu da disputa para apoiar Sílvio Mendes (UB). Na eleição os votos recebidos para Melo serão todos anulados, tendo em vista que sua foto e número aparecerão ainda nas urnas porque elas já foram distribuídas aos municípios.

Situação de Gessy e Lourdes 

Gessy Lima (PSC) e Lourdes Melo (PCO) tiveram os pedidos de registros de candidaturas indeferidos pelo TRE-PI, entretanto, elas podem concorrer, mas os votos válidos só serão divulgados após o julgamento dos recursos das candidatas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As candidatas vão ter que apresentar um requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para saberem o resultado total da votação que terão neste domingo (02). Os números delas irão aparecer normalmente nas urnas. No entanto, no painel de divulgação que a população terá acesso, os dados não aparecerão e no lugar apenas uma mensagem de “votos sub judice”.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Sobre a coluna

A10+

A10+

Tudo sobre as eleições 2022 no cenário nacional e local

Fique conectado