Cade manda investigar aumento de preços dos combustíveis no Brasil - Brasil
INVESTIGAÇÃO

Cade manda investigar aumento de preços dos combustíveis no Brasil

O conselho vinculado ao Ministério da Justiça vê aumentos evidentes nas bombas 'às vésperas da transição do governo'


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vai investigar o aumento nos preços de combustíveis em postos pelo Brasil. O ofício com a determinação foi emitido pelo presidente da autarquia, Alexandre Macedo, e enviado à secretaria-geral do órgão, repartição responsável por dar seguimento ao processo.

No documento, Macedo alega que houve evidente aumento "às vésperas do período de transição do governo", sem que houvesse qualquer alteração nos impostos que recaem sobre os derivados de petróleo ou repasses da Petrobras. Ele cita no pedido Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco e Minas Gerais entre unidades federativas cujos aumentos foram mais percebidos. 

  

Cade manda investigar aumento de preços dos combustíveis no Brasil
Agência Brasil

  

A avaliação é de que o aumento na virada do ano pode ser uma infração semelhante a um cartel, quando os empresários combinam os preços de determinado produto. A conduta, segundo o ofício, configura "infração concorrencial da classe colusiva, ou seja, assemelhada a cartel e, portanto, possuindo os mesmos efeitos danosos à concorrência".

O aumento ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar a volta da cobrança de impostos federais sobre os combustíveis. O novo governo, no entanto, prorrogou a isenção, não justificando os aumentos dos preços nas bombas. 

Macedo demanda, ainda, que seja solicitado dados dos preços dos combustíveis junto a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a checagem dos valores.


Fonte: R7


Dê sua opinião:

Fique conectado