Vacinação contra a raiva em cães e gatos inicia neste sábado nas zonas Norte e Leste de Teresina - Cidades
CAMPANHA

Vacinação contra a raiva em cães e gatos inicia neste sábado nas zonas Norte e Leste de Teresina

Haverá também um ponto de drive-thru debaixo da Ponte Estaiada


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A terceira fase de vacinação contra a raiva em cães e gatos inicia neste sábado (26). Essa etapa contempla as zonas Norte e Leste da capital com um ponto drive-thru na Ponte Estaiada. A próxima etapa da vacinação será no dia 03 de dezembro para as zonas Sul e Sudeste.

O drive-thru funciona a partir das 9h e os postos de vacinação em praças, escolas e outros locais em todos os bairros das zonas Norte e Leste de Teresina estarão funcionando das 8h às 17h. 

Vacinação contra a raiva em cães e gatos inicia neste sábado nas zonas Norte e Leste de Teresina
Ascom FMS


A Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) lançou o site https://zoonoses.fms.pmt.pi.gov.br/ para auxiliar os tutores a encontrar o ponto de vacinação mais próximo. Ao acessar, o tutor terá acesso a um mapa com todas as localizações dos postos de vacinação, com endereço e link para acesso pelo Google Maps.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, solicitou que os tutores de animais compareçam aos postos para vacinar seus pets e garantir que a doença não seja transmitida.

“Essa vacina é importante para a saúde dos animais porque a raiva é uma doença sem cura e pode ser transmitida para o ser humano. Só o animal vacinado é a garantia de não ser contaminado”, alertou.

A vacinação é gratuita e anual para cães e gatos e é importante para prevenir a raiva nesses animais. “É eficaz na prevenção da raiva nesses animais e estando vacinados previne também a transmissão da raiva dos humanos”, alertou Paulo Marques, gerente do Centro de Controle de Zoonoses.

Os dados apontam que nas duas primeiras fases da campanha na zona rural, que aconteceu entre os dias 05 e 12 de novembro, foram vacinados 23.543 animais.

O que é a raiva?

A raiva é uma doença que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

Vacinação contra a raiva em cães e gatos inicia neste sábado nas zonas Norte e Leste de Teresina
Ascom


A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida para humanos através de mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. A transmissão da doença pode ser feita por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos.

A razão da campanha contemplar cães e gatos é que esses animais possuem maior convívio com os humanos. O gerente do centro de controle de zoonoses, Paulo Marques, garante a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado