Mais de 800 mil piauienses estão endividados, aponta levantamento da Serasa - Economia
INADIMPLÊNCIA

Mais de 800 mil piauienses estão endividados, aponta levantamento da Serasa

Jovens de até 25 anos representam 22% do total de acordos fechados em agosto


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Levantamento divulgado pela Serasa Experian aponta que cerca de 832.371 piauienses estão com o nome negativado. O setor com mais inadimplência é o de bancos e cartões, seguidos por contas como gás, água e energia. As dívidas somadas no estado ultrapassam R$ 2,6 bilhões.

A Serasa afirmou que o número vem crescendo pelo oitavo mês consecutivo em todo o país. O indicador mostra o percentual dos setores onde há maior inadimplência dos consumidores, são eles: bancos e cartões (28,6%), seguido pelos setores de contas básicas como água, gás e energia (22,2%), Financeiras (13,7%), Varejo (12,4%), Serviços (10,1%) e Telefonia (6,8%).

  

Mais de 800 mil piauienses estão endividados, diz Serasa
Reprodução

   

O indicador também aponta que a faixa etária com maior endividamento são de pessoas com idade entre 26 e 40 anos. 

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, afirmou que a taxa de negativados é um reflexo das altas  nos juros, que refletem nos valores dos produtos e diminuem o poder de compra. 

“Os recordes consecutivos da inadimplência do país refletem a alta da taxa básica de juros e a inflação ainda elevada, que impacta a realidade financeira dos brasileiros. Com a previsão de que este cenário ainda leve algum tempo para estabilizar ", explicou. 

De acordo com a Serasa, as mulheres são as que mais renegociaram, com 54%, frente a 46% dos homens. Em relação à faixa etária, consumidores de 30 a 40 anos lideraram as negociações, com 30%.

Jovens de até 25 anos representam 22% do total de acordos fechados em agosto. No entanto, segundo o Serasa, esta mesma faixa etária (até 25 anos) é a com menor representatividade (13%).

Para quitar as dívidas com descontos e parcelamentos, o consumidor deve acessar um dos canais de atendimento da Serasa Limpa nome pelos canais:

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado