📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.
A escola pública do Piauí segue mostrando que pode transformar vidas. Até o dia 19 de setembro, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, em Teresina, realiza a 12ª edição da Mostra das Profissões, um projeto que ajuda estudantes da 3ª série do ensino médio a refletirem sobre suas vocações e escolhas para o futuro.
Durante a programação, ex-alunos da escola retornam às salas e corredores que fizeram parte de suas histórias para compartilhar trajetórias de superação, experiências na universidade e no mercado de trabalho. Entre os convidados, esteve Francisca Fontenele, recém-formada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), que contou aos jovens como transformou os sonhos em realidade. Outro destaque foi Warney Pires, que relatou sua caminhada até a graduação em Odontologia na UFPI.

A iniciativa vai alcançar os 114 estudantes da 3ª série do ensino médio do Ceti João Henrique, que estão em plena preparação para o Enem. A expectativa é que ouvir histórias reais de ex-alunos que trilharam caminhos de sucesso sirva como incentivo e ajude os jovens a visualizar novas possibilidades de carreira.
Para a estudante Brenda Evelyn, que já participou de edições anteriores, o momento é inspirador. “O que mais me impressiona é a energia dos palestrantes e como eles conseguem nos inspirar com suas histórias. Isso nos dá força para acreditar que também podemos chegar lá”.
Escolha de carreira e futuro
A Mostra das Profissões é um dos projetos mais tradicionais do Ceti João Henrique e, nesta edição, vai reunir 35 áreas diferentes, entre elas Medicina, Odontologia, Engenharia de Software, Ciências da Computação, Enfermagem e várias Licenciaturas.
A gestora da escola, Deusenira Santos, lembra que a ação é construída em parceria com os próprios ex-alunos. “São eles que voltam para motivar os atuais estudantes, mostrando que a caminhada até a vida acadêmica e profissional é possível. Alguns convidados externos também participam, para garantir a presença de cursos ainda não representados. Esse projeto tem feito diferença na vida dos nossos alunos e já é uma marca da escola”.
Educação Integral no Piauí
A Mostra faz parte de um movimento maior da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com a universalização das escolas de tempo integral integradas à Educação Profissional, a Seduc garante não apenas a preparação para o Enem, mas também o contato com diferentes possibilidades de carreiras.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou que iniciativas como essa ampliam horizontes. “É importante que nossos alunos cheguem ao Enem preparados, mas também que tenham clareza sobre os caminhos que desejam seguir. A Mostra das Profissões é um exemplo de como o tempo integral e a Educação Profissional podem se conectar ao futuro dos jovens piauienses”.
Fonte: Governo do Piauí