Abertas as inscrições para corrida de rua contra o feminicídio, em Teresina - Geral
EVENTO

Abertas as inscrições para corrida de rua contra o feminicídio, em Teresina

O evento será realizado dia 27 de maio e faz parte da programação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Estão abertas as inscrições para a corrida de rua “Ei Mermã, de enfrentamento ao feminicídio”, que acontecerá dia 27 de maio em Teresina. O evento faz parte da programação do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio promovido pelo governo do Piauí, através da Secretaria de Estado das Mulheres.

A concentração será às 6h30 na Nova Potycacana, com largada às 7h. A ação irá acontecer também, nos  municípios que contam com Organismos de Políticas para as Mulheres.

 
Corrida de rua contra o feminicídio
Divulgação/ Governo do Piauí
 

Durante o evento, os participantes receberão o kits, com camiseta, número de inscrição, boné e  informativos sobre a violência contra a mulher e os canais de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica.

Segundo, a Lei n°13.104/2015, o feminicídio é a palavra usada para definir o homicídio de mulheres cometido em razão do gênero,ou seja, quando a vítima é morta por ser mulher, e está diretamente relacionada à violência doméstica e familiar qualificada na lista de crimes hediondos, com penas que variam de de 12 a 30 anos de prisão.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança do Piauí(SSP),  de janeiro a março deste ano, foram registrados sete casos de feminicidios no estado, sendo um em Teresina e seis no interior.

A atividade ainda destaca o enfrentamento à LGBTfobia, em alusão ao dia 17 de maio, Dia Internacional contra LGBTfobia. A segunda edição da corrida de rua conta com categorias específicas para jovens, de 14 a 17 anos, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, autistas e pessoas com  mais de 60 anos.

A  secretária de Estado das Mulheres, Zenaide Lustosa, destaca   que o objetivo dessa ação é alertar a sociedade para a responsabilidade em relação a violência contra a mulher. “É importante que a mulher tenha certeza que pode denunciar qualquer tipo de violência e que terá uma rede de apoio e nós somos esse apoio no enfrentamento a essa triste realidade”, disse Zenaide.

Percurso

Largada na Nova Potycabana, seguindo pela Avenida Raul Lopes no sentido da ponte Wall Ferraz, retornando pela rotatória do monumento “Negros Mercadores”, e finalizando no palco principal da Nova Potycabana com atividades culturais.

Os  cinco primeiros colocados serão premiados.

Parceiros

O evento conta com a parceria da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), Polícia Militar, Secretaria Estadual de Educação, Strans, Secretaria Estadual de Saúde,  Secretaria de Segurança do Estado, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Piauí, Secretaria de Estado dos Esportes, Organismos de Políticas para as Mulheres, representantes da sociedade civil através do Conselho Estadual de Defesa das Mulheres.

As inscrições são gratuitas  e vão até o dia 20 de maio.

Link da inscrição e regulamento 

Fonte: Governo do Estado do Piauí


Dê sua opinião:

Fique conectado