Conselho Federal da OAB reconhece Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil - Geral
RECONHECIMENTO NACIONAL

Conselho Federal da OAB reconhece Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil

A carta escrita por Esperança Garcia em 1770 foi considerada o primeiro Habeas Corpus feito por uma mulher


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reconheceu nesta sexta-feira (25) Esperança Garcia como a Primeira Advogada do Brasil. O Conselho aprovou também a construção do busto da advogada no átrio do prédio sede. A aprovação aconteceu na abertura da última Sessão Ordinária do ano.

  

Conselho Federal da OAB reconhece Esperança Garcia como a primeira advogada do Brasil Reprodução/ OAB-PI

   

Símbolo de resistência, Esperança Garcia lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi vista logo cedo, quando, no dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam, tendo sido inclusive separada de seu marido e impedida de batizar os filhos. A carta foi considerada o primeiro Habeas Corpus feito por uma mulher. A carta foi encontrada em 1979 no arquivo público do Piauí.

“Ela foi uma mulher negra escravizada, submetida a diversas agruras advindas de sua condição vulnerável. Mas nada disso a deteve na busca de seus ideais. Essa luta começou há muitos anos no Piauí, quando em 2017 conseguimos o reconhecimento na Seccional. Agora, o reconhecimento vem da OAB Nacional, em uma verdadeira reparação histórica dos prejuízos que a Advocacia negra e feminina já sofreu”, disse a Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia.

De acordo com a OAB-PI, a voz de Esperança Garcia é um brado pela luta contra o racismo e pela igualdade de gênero, raça e classe no Brasil. É também combustível para alimentar a coragem e a resistência do povo brasileiro. Ela compõe memórias de lutas do povo negro e dá voz aos que foram historicamente calados.

Em rede social, o deputado Fábio Novo (PT) comemorou o reconhecimento e citou que hoje é um dia histórico. Ele afirmou ainda que o filme sobre Esperança Garcia será lançado no dia 12 de dezembro no Teatro 4 de Setembro na programação dos 200 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado