Mais de 82% dos animais das zonas Sul e Sudeste foram vacinados contra a raiva - Geral
EM TERESINA

Mais de 82% dos animais das zonas Sul e Sudeste foram vacinados contra a raiva

A vacina está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vacinou contra a raiva o total de 66.243 animais das zonas urbanas Sul e Sudeste no último sábado (03), totalizando 82,33 % de cobertura vacinal. Nas zonas urbanas Norte e Leste foram vacinados no dia 26 de novembro um total de 72.753 animais alcançando a cobertura vacinal de 86,58 %.

A vacina da raiva animal está disponível o ano todo no Centro de Zoonoses de Teresina. “Se por algum motivo você não conseguiu levar seu animal na campanha, basta trazer ao centro de zoonoses que ele será vacinado”, afirma Paulo Marques, gerente de zoonoses. O atendimento acontece todos os dias (inclusive fins de semana e feriados) de 8h às 15h.

  

Mais de 82% dos animais das zonas Sul e Sudeste foram vacinados contra a raiva
FMS
   

A transmissão do vírus da raiva em cães e gatos se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva.

A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla cães e gatos por serem animais de companhia que possuem maior convívio com os humanos.

“A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça Paulo Marques.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado