No Piauí, 11 cidades estão em situação de emergência devido à estiagem - Geral
SECA

No Piauí, 11 cidades estão em situação de emergência devido à estiagem

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí já tem 11 cidades em situação de emergência por conta da estiagem e seca, revelou o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. A cidade de Campo Alegre do Fidalgo foi a mais recente inclusão na lista. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (10).

Conforme a lista, os municípios que estão sofrendo com a seca são os seguintes: Betânia do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Jacobina do Piauí, Paulistana, São Francisco de Assis do Piauí, Vera Mendes e Vila Nova do Piauí.

  

No Piauí, 11 cidades estão em situação de emergência devido à estiagem
Reprodução

  

Com os decretos de emergência, os gestores públicos desses municípios podem solicitar recursos ao Governo Federal ou Estadual para socorrer a população e amenizar a situação de estiagem.

A Defesa Civil Estadual afirmou ainda que cerca de 40 cidades pediram para pelo reconhecimento do estado de emergência. Os pedidos estão sob análise. Os decretos estarão em vigência até 31 de dezembro de 2022.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional vai avaliar as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Estiagem e seca

Conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.

Já a seca é uma situação mais grave, em que a estiagem é ainda mais longa, e dura um período suficiente para causar provocar desequilíbrio hidrológico na região.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado