No Piauí, pesquisadores descobrem fóssil de nova espécie de camarão com 90 milhões de anos - Geral
DESCOBERTA

No Piauí, pesquisadores descobrem fóssil de nova espécie de camarão com 90 milhões de anos

A descoberta inédita para a paleontologia mundial amplia a diversidade presente no grupo de camarões fósseis


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) identificaram um novo gênero e uma nova espécie de camarão fóssil com aproximadamente 90 milhões de anos. O achado tem origem no município de Caldeirão Grande do Piauí e foi descoberto na parte Oeste da Bacia do Arapide.

A pesquisa foi liderada pelos paleontólogos Paulo Victor de Oliveira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Olga Alcântara Barros, da Universidade Regional do Cariri (URCA). De acordo com os pesquisadores, a descoberta inédita para a paleontologia mundial amplia a diversidade presente no grupo de camarões fósseis.

  
Camarão fóssil com cerca de 90 milhões de anos UFPI
 
 
 

O primeiro espécime encontrado em território piauiense recebeu o nome de Somalis piauiensis, em homenagem à paleontóloga Maria Somália Sales Viana, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, no Ceará, em reconhecimento às contribuições aos estudos de geologia e paleontologia da Bacia do Araripe e do país.

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico Zootaxa. A pesquisa contou com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do edital Mulheres na Ciência.

O professor Paulo Victor de Oliveira coordena o Laboratório de Paleontologia de Picos, onde desenvolve pesquisas paleontológicas no Piauí há 10 anos. O espaço é vinculado ao Núcleo de Pesquisas Naturais do Semiárido do Piauí (Nupecinas).

Fonte: A10+ com informações da CNN Brasil


Dê sua opinião:

Fique conectado