Pessoas surdas possuem acompanhamento gratuito com intérprete de Libras - Geral
EM TERESINA

Pessoas surdas possuem acompanhamento gratuito com intérprete de Libras

A iniciativa é reforçada nesta segunda-feira, (26), Dia Nacional dos Surdos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) oferece a pessoas surdas acompanhamento com intérpretes de Libra para atendimentos médicos e em órgãos públicos e até seleção de emprego. A iniciativa é reforçada nesta segunda-feira, (26), Dia Nacional dos Surdos.

O serviço acontece pelo Programa Abrace Nós, que em oito meses já realizou cerca de 38º acompanhamentos com intérpretes. O Programa Abrace Nós tem como objetivo encaminhar pessoas com deficiência para capacitação e seleção de vagas de emprego.

  

Pessoas surdas possuem acompanhamento gratuito com intérprete de Libras
Reprodução
  

Segundo Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, a meta é fazer com que o Programa Abrace Nós e os serviços oferecidos à população com deficiência cheguem a este público.

“É importante o trabalho que a prefeitura faz em dar acesso aos usuários surdos e aos demais considerados PCDs. A gente sabe o quanto a pessoa surda tem dificuldades em se comunicar, inclusive, muitos não sabem Libras, não tem este conhecimento e este serviço foi pensado em melhorar a qualidade de vida delas, facilitando a comunicação em busca de serviços básicos”, pontuou.

Erida Rubia, intérprete de Libras do Abrace Nós, explica sobre seu trabalho como mediadora de pessoas surdas e ouvintes. “O Abrace Nós é um programa muito importante pois dá acesso a pessoas surdas ao mercado. Aqui eu faço a mediação da comunicação entre o surdo e o ouvinte que não sabem Libras, traduzo ambos. A gente faz o acompanhamento em vários órgãos, auxiliando essas pessoas nos serviços.”, explica.

Francisco Alex, intérprete de Libras, reflete sobre a data e a importância do acompanhamento feito pelo Abrace Nós para a garantia de direitos.

“Hoje é um dia especial, pois é o dia nacional das pessoas com deficiência auditiva, que é comemorado durante todo mês. Um dia para lembrar da cultura e comemorar as conquistas e políticas públicas que assegurem os direitos da população surda. O programa Abrace Nós oferece toda assistência no suporte dessas políticas e é importante pois ajuda as pessoas surdas na garantia desses direito.”, afirma.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado