Piauí é destaque nacional em conclusão da primeira etapa do Censo Demográfico do IBGE - Geral
CONCLUSÃO

Piauí é destaque nacional em conclusão da primeira etapa do Censo Demográfico do IBGE

Ainda será realizada uma segunda etapa para recenseamento das pessoas não registradas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Com o fim da primeira etapa do Censo Demográfico, o Piauí foi destaque sendo o primeiro estado a concluir a pesquisa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), mais de 3 milhões de habitantes foram registrados no estado. Em evento de divulgação das informações da primeira etapa, o presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, elogiou a catalogação no Piauí. 

  

Primeira etapa do Censo é concluída no Brasil
Jade Araújo / A10+

   

"Chama atenção primeiro o profissionalismo da superintendência, mas também de toda a equipe. Mas também de toda a população do Piauí e eu queria agradecer porque hoje em dia, um motoboy chega, entrega a pizza e ninguém recusa, quando a gente vai entregar cidadania, em vários locais do Brasil, nem sempre a gente é bem recebido. E aqui no Piauí nós fomos", agradece o presidente do IBGE.  

Em relação aos povos e comunidades tradicionais, foram registradas 7.063 pessoas que se autodeclararam indígenas. No Piauí, em 153 municípios ao menos uma pessoa indígena foi recenseada. Quanto aos quilombolas, que pela primeira vez estão sendo pesquisados no Censo do IBGE, já foram recenseadas 31.384 pessoas. No Piauí, em 77 municípios ao menos uma pessoa quilombola foi recenseada.

"O Censo é a maior pesquisa do país e é muito importante a gente ter um retrato nítido. Então a população piauiense vai ter dados bem fidedignos de modo que as políticas públicas podem ser construídas com base nesses dados", conta Leonardo Passos.

  

Recenseadores compareceram ao evento de divulgação dos dados
Jade Araújo / A10+

   

Em termos de questionários aplicados do Censo no estado, 871.551 domicílios (84,08%) responderam ao questionário básico, onde constam 26 perguntas e que é respondido pelo morador em até 6 minutos. Por sua vez 165.064 domicílios (15,92%) responderam ao questionário da amostra, onde constam 77 perguntas e é respondido pelo morador em até 16 minutos.

A maioria dos domicílios, 1.027.178 (99,54%), foi recenseada presencialmente, enquanto 3.632 domicílios (0,35%) prestaram informações por telefone, e 1.113 domicílios (0,11%) optaram por fornecer informações pela internet.

A 1ª Etapa da coleta do Censo é aquela na qual se percorre todo o território do estado, ou seja, todos os setores censitários urbanos e rurais, visitando todos os endereços do estado. Para a consecução dessa etapa do Censo, 2.547 pessoas trabalharam como recenseadores no Piauí, das quais 1.379 ainda estão contratadas para participar da etapa seguinte do Censo.

"A primeira etapa é a gente coletar, visitar todos os setores em sua primeira fase. Isso não quer dizer que o Censo está concluído. A gente tem uma segunda etapa de ir atrás daqueles domicílios que tiveram recusa e alguns ocupados que não foram achados pessoas. Por isso vamos entrar com o 137 e voltaremos e faremos batimentos estatísticos", afirma Eduardo Rios Neto.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado