Piauí registra mais de 3 mil focos de incêndio nos primeiros 15 dias de outubro, diz INPE - Geral
BALANÇO

Piauí registra mais de 3 mil focos de incêndio nos primeiros 15 dias de outubro, diz INPE

Número já é o maior registrado no ano de 2022


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Piauí já registrou 3152 focos de queimadas nos primeiros 16 dias do mês de outubro. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) esse número já o maior registrado em todo ano de 2022. Com a chegada do período mais quente no estado, os focos foram aumentando e o mês de outubro já acende um alerta. A média de queimadas no Piauí nas duas semanas do mês é de 197 incêndios por dia.

Desde o mês de agosto, início do período mais quente no estado, essa média vem aumentando. De julho para agosto o número de focos de incêndio saltou de 561 para 1659. 

  

Queimadas mostram crescimento nos primeiros quinze dias de outubro
Fábio Rodrigues Pozzebom

   

Em setembro esse número voltou a crescer e chegou a 2731. A tendência é que o no mês de outubro esse número bata o recorde já que nos primeiros quinze dias chegou a 3152 focos. O número já é maior do que em outubro do ano passado onde foram registrados 2652 casos em todo mês.

O maior número registrado no mês de outubro foi em 2010, quando o estado alcançou a marca de 4.119 focos de incêndio. Segundo especialistas, a baixa umidade do ar, o período mais quente e a ação humana são fatores responsáveis pelos constantes aumentos do número de queimadas. 

Alerta de baixa umidade no Piauí

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (17) dois alertas de baixa umidade relativa do ar. Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% até às 20h em algumas regiões e em outras ela deve ficar variando entre 20% e 12%. O alerta foi emitido para as regiões norte, sudoeste, sudeste e centro-norte do Piauí.

A recomendação do instituto para as regiões que a umidade deve chegar até 20% é para que as pessoas bebam bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes. 

Nas regiões mais criticas, onde a umidade deve chegar a 12%, o risco é de incêndios florestais e também à saúde. Para evitar o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz o recomendado é o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado