Por falta de medicamento, rins de babá morta serão doados para outros estados - Geral
JULIANA DA SILVA

Por falta de medicamento, rins de babá morta serão doados para outros estados

A família de Juliana da Silva decidiu doar os órgãos; a vítima faleceu nessa segunda (08) no HUT


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A família da babá Juliana da Silva, 29 anos, decidiu doar os órgãos da vítima, entretanto, por falta de um medicamento imunossupressor no estado, o Simulect, os rins poderão ser transplantados em outros estados. A vítima faleceu nessa segunda (08)após nove dias internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Juliana foi baleada durante discussão de dois cunhados no último dia 30 de julho, na zona Sul de Teresina. A briga familiar terminou com 3 mortos, entre eles, Felipe Holanda e Daniel Flauberth.

 

Por falta de medicamento, rins de babá morta serão doados para outros estados
Reprodução

  

A retirada dos órgãos está prevista para acontecer no Hospital Getúlio Vargas. A família da babá decidiu doar duas córneas, dois rins e um fígado.

No entanto, os rins não poderão ser doados para pacientes na fila de espera no Piauí porque falta um medicamento chamado simulect, um imunossupressor que evita a rejeição do órgão transplantado no estado.

O A10+ apurou que as córneas irão para pacientes do Piauí, um rim será enviado para Pernambuco, outro para a Bahia e o fígado deverá ir para o Maranhão.

Em nota enviada ao A10+, a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh) afirmou que está com dificuldade de encontrar no mercado o medicamento Simulect, utilizado em pacientes que vão realizar transplante de rim.

A Fepiserh destacou que uma apenas distribuidora no Piauí fornece o medicamento. Diante da urgência do caso, "a instituição está buscando um similar, a Thymoglobuline, para substituí-lo", informou.

A Fundação esclarece que até o final da semana a medição estará no hospital e os transplantes serão restabelecidos.

Veja abaixo a nota na íntegra:

A Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares – FEPISERH esclarece que está com dificuldade de encontrar no mercado o medicamento Simulect, utilizado em pacientes que vão realizar transplante de rim.  Apenas uma distribuidora no Piauí fornece o medicamento. Diante da urgência do caso, a instituição está buscando um medicamento similar, a Thymoglobuline, em Curitiba- PR para substituir o medicamento. Foi realizado uma dispensa de três meses para que a substância similar possa substituir o remédio enquanto estiver em falta. Até o final da semana a medição estará no Hospital e os transplantes serão restabelecidos.

Entenda o caso

O choro de uma criança autista, segundo a polícia, teria sido a principal motivação da discussão de Daniel e Felipe. A criança é filha de Felipe e sobrinha de Daniel.

Na manhã de sábado (30), conforme apurado pelo A10+, Felipe teria se armado com uma faca e Daniel com uma arma de fogo. Na residência aconteceram vários xingamentos verbais de Felipe, em defesa do filho, para com Daniel, onde num determinado momento, conforme os policiais, Daniel perdeu o controle e teve um surto de fúria.

  

Os cunhados Felipe Holanda e Daniel Flauberth faleceram nos dias 30 e 31 de julho
Reprodução


Houve uma discussão e Daniel teria baleado o cunhado na perna, quando Felipe foi reagir e entrou em luta corporal, a babá, identificada apenas como Juliana - que estava no local - acabou sendo baleada na cabeça.

Daniel tinha registro de CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador). Na residência dele foram apreendidas três armas de fogo. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado