Quadrilha junina é eliminada de festival após manifestação contra Bolsonaro em Teresina - Geral
POLÊMICA

Quadrilha junina é eliminada de festival após manifestação contra Bolsonaro em Teresina

Em nota, direção do Cidade Junina afirma que grupo descumpriu regulamento da competição


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O grupo Junina Explode Coração divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota de repúdio contra a organização do evento Cidade Junina, que desclassificou a quadrilha do 28º de Festival de Quadrilhas Juninas nesta quarta-feira (13). A organização afirmou que o grupo foi eliminado após realizar manifestações políticas contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a publicação, o grupo foi desclassificado por falar as frases "Ele Não" e "Fora Bolsonaro" durante sua apresentação. O evento, entretanto, se posicionou explicando que consta no regulamento da competição, no Art. 20, que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.

  

Quadrilha junina é eliminada de festival após manifestação contra Bolsonaro em Teresina
Reprodução

   

Ao A10+, Tássio Lima, diretor da Junina Explode Coração, relatou que o sentimento é de impotência e desrespeito após a eliminação. Ele relatou que a quadrilha não fez campanha direta para nenhum candidato. O membro do grupo criticou a organização do evento.

"O sentimento é de impotência e de desrespeito. Em que sentido? A ditadura ela morreu lá atrás. Só que a gente ainda hoje no meio cultural vive as censuras que existiam na década de 80. Hoje no meio cultural é inadmissível ter instituições e grupos que se beneficiam da cultura censurando a própria cultura. Não fizemos uma propaganda eleitoral, nós não dizemos vote em Lula 13, vote em Ciro 12. Nós fizemos uma manifestação política que é uma coisa totalmente diferente de políticas partidárias. Totalmente diferente", declarou.

Lima pontuou ainda que pretende recorrer da decisão, e possivelmente, entrará com uma ação na justiça contra a direção do Cidade Junina.

"Vamos recorrer sim. Não fomos punidos por descumprir o regulamento? A nossa junta jurídica está se preparando para entrar com uma ação contra o festival. O primeiro pedindo a revogação da nossa classificação porque nós perdemos a chance de concorrer a vaga para a grande final e segundo, caso não  sejamos atendidos, vamos para a justiça", narrou.

Veja abaixo o momento em que a quadrilha se manifesta no evento:

Ainda em nota, o grupo junino explanou que a Constituição Federal do Brasil garante que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença" e que em seu regulamento “desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação”.

Em seu posicionamento o evento Cidade Junina falou que o regulamento onde constava a condição estava disponível no site do evento e que também foi entregue para todos os grupos classificados. Segundo o Cidade Junina, a “responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas”.

  

Diretor cita censura, lamenta eliminação e diz que vai recorrer de decisão
Reprodução

   

Confira abaixo as notas completas:

Nota de Repúdio Junina Explode Coração

A Constituição Federal do Brasil, nossa Lei Maior, em seu art.5°, inciso IX, garante que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença". No entanto, o evento Cidade Junina (Teresina - PI), a partir de seu regulamento que flagrantemente desrespeita o direito fundamental à livre expressão e manifestação, desclassificou a Junina Explode Coração em razão de manifestação política.

Nossa Junina, em seu espetáculo deste ano, a partir da temática "Nosso Santo, Nossas Causas", discute e denuncia a LGBTfobia que tira a vida de tantos e tantas em nosso país, a partir de um enredo de fé e devoção a Santo Antônio, o Santo das Causas impossíveis.

Diante da omissão do atual governo federal para o enfrentamento das violências e demais problemáticas sociais que a LGBTFOBIA impõe ao Brasil; e da obrigação de cobrarmos políticas públicas é que entendemos nosso dever de nos posicionar.

A cultura, historicamente, é instrumento de denúncia dos problemas estrurais que maculam nossa realidade, bem como de resistência e transformação social. Com o São João nao é diferente. As quadrilhas sempre se utilizaram dos tablados e de seus enredos para exercer seu direito constitucional de livre manifestação.

Por isso, repudiamos o evento Cidade Junina que, diante de um regulamento inconstitucional, desclassificou a Junina Explode Coração por ter entoado "Ele Não" e "Fora Bolsonaro".

Assinam:

- Junina Explode Coração (DUQUE BACELAR - MA)
- Federação de Quadrilhas Juninas do Estado do Maranhão (FEQUAJUMA)

Nota de esclarecimento da organização do Cidade Junina

Sobre a desclassificação do grupo junino Explode Coração na noite desta quarta-feira(13), a organização do 28º de Festival de Quadrilhas Juninas vem a público esclarecer que consta no regulamento da competição, Art. 20, que “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.

A penalidade em caso de descumprimento, como versa o citado artigo, é a desclassificação.

O regulamento está disponível no site do evento e é entregue a todos os grupos classificados. A responsabilidade de analisar as regras do concurso é de seus participantes e cabe à organização aplicar as sanções previstas.

Por fim, reafirmamos que a Cidade Junina respeita a livre manifestação de pensamento e opinião e tem sido, em seus 28 anos de existência, palco de diferentes manifestações culturais e artísticas, abrindo espaço para que a cultura local seja valorizada. No entanto, as regras do concurso precisam ser respeitadas, a fim de garantir um tratamento isonômico entre todos os participantes.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado