SAMU Teresina atende mais de 2,5 mil ocorrências em dezembro - Geral
DADOS

SAMU Teresina atende mais de 2,5 mil ocorrências em dezembro

Em primeiro lugar com a maior quantidade de atendimento estão as urgências clínicas


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina atendeu 2.554 ocorrências no último mês de 2022, com envios de ambulâncias e motolâncias. O serviço é administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para atender a população em casos de urgência com chamadas gratuitas pelo telefone 192.

Em primeiro lugar com a maior quantidade de atendimento estão as urgências clínicas com 778 ocorrências. Em segundo lugar são os casos de acidente de trânsito com 665 atendimentos. Ocupam a terceira posição os casos de mal súbito com 248 chamadas, e na quarta posição estão os casos de queda e outros acidentes com 214 atendimentos.

  
SAMU Teresina atende mais de 2,5 mil ocorrências em dezembro Reprodução
 
 
 

No mesmo mês, as Unidades de Suporte Básico (USB) realizaram 1971 atendimentos, contra 427 das Unidades de Suporte Avançado (USA) e 215 ocorrências com suporte das motolâncias. A maioria dos atendimentos no tempo exposto foi de pessoas do sexo masculino (55,1%), e a maior parte dos atendimentos - 99.49% - são provenientes da zona urbana.

O diretor do SAMU, Eliel dos Santos, explica sobre as principais ocorrências de urgência clínica e outros tipos de atendimentos. “Nas urgências clínicas estão acidente vascular cerebral (AVC), hipoglicemia, casos de convulsões. Os acidentes de trânsito também estão nas estatísticas e outras como urgências ginecológicas, psiquiátricas, mal súbito, queda, entre outros atendimentos”, cita.

O diretor orienta que as pessoas ao se depararem com algum caso de problema de saúde devem manter a calma, fornecer as informações necessárias sobre como se encontra a vítima e a localização. “Todos os chamados pelo fone 192 passam por uma triagem onde o médico avalia sobre a necessidade de enviar ambulância e o tipo de ambulância conforme a gravidade do paciente, pode ser de suporte básico ou avançado”, explica.

Sobre as informações no momento de acionar o Samu, o diretor orienta que as pessoas cumpram os requisitos do funcionamento do órgão. “É necessário informar a situação em que se encontra o paciente, dizer a localização exata e os pontos de referência que sejam bem conhecidos, como praças, igrejas e outros que sejam fáceis de serem localizados”, orienta.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado