Teresina reorganiza a rede e direciona 20 leitos para atendimento exclusivo de Covid-19 - Geral
APÓS AUMENTO DE CASOS

Teresina reorganiza a rede e direciona 20 leitos para atendimento exclusivo de Covid-19

Capital registrou um aumento de 247% no número de casos positivos da doença


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Diante do aumento de casos de covid-19 em Teresina e consequente aumento de internações, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está reorganizando o serviço para ampliar a oferta de leitos exclusivos para a doença na capital. A partir desta semana, o Hospital Mariano Castelo Branco passa a contar com uma ala dedicada à doença, composta por 20 leitos.

Como explica o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, a ação vem para atender a demanda crescente por leitos em decorrência da covid em Teresina. “Isso nós já havíamos percebido no momento que aumentou a procura para tratamento de síndrome gripal. Com isso aumentou o número de testes positivos e também a necessidade de internação para alguns pacientes”, esclarece. 

  

Teresina reorganiza a rede e direciona 20 leitos para atendimento exclusivo de Covid-19
Sesapi

  

“Para isso nós já separamos parte do Hospital Mariano Castelo Branco, com equipe já treinada, ambiente isolado e pronto para receber parte dos pacientes que estão internados em outras unidades hospitalares”, disse o gestor, que não descarta novos aumentos no quantitativo de leitos caso surja a necessidade.

Diante deste cenário, Gilberto Albuquerque pede à população que tome todas as medidas necessárias para evitar a doença. “Teresina está seguindo o decreto estadual que tornou obrigatório novamente o uso de máscaras em ambientes fechados. Além disso, devemos estar atentos à higienização das mãos e especialmente a vacina”. Ele lembra ainda que o número de pessoas imunizadas com as doses de reforço (3ª e 4ª doses) está aquém do esperado e reforça o pedido para que os teresinenses atualizem seu esquema vacinal.

Teresina registrou um aumento de 247% no número de casos positivos de covid-19, segundo dados do Painel Situacional da 47ª semana epidemiológica de 2022, do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A demanda por RT-PCR aumentou 157%, o nível de positividade dos testes aumentou 29%. O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou que a análise foi feita entre os dias 20 e 26 de novembro. “Nosso alerta é de preocupação com o aumento de casos que pode gerar demanda por leitos e se repetir o que já vimos em fases anteriores da pandemia", disse.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado