Tribunal de Justiça e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher - Geral
REUNIÃO

Tribunal de Justiça e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher

Metas Nacionais para o Poder Judiciário em 2023 consolidou o enfrentamento à violência contra mulheres entre as prioridades da Justiça brasileira


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente doTribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), o desembargador Hilo de Almeida Sousa, e o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gilásio Guedes, se reuniram nesta terça-feira (31) para estudar formas de o TJ-PI e a UFPI trabalharem em parceria no enfrentamento da violência contra a mulher. 

“O Piauí e todo o Brasil ainda estão chocados com a morte da estudante na UFPI. Mais que lamentar, é momento de buscarmos alternativas de ação, não só para garantir a punição severa a esse tipo de crime, mas de educação de toda a sociedade”, disse o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida.

 

Tribunal de Justiça e UFPI terão parceria de enfrentamento à violência contra a mulher
Reprodução

 

De acordo com o presidente, a aprovação das Metas Nacionais para o Poder Judiciário em 2023 consolidou o enfrentamento à violência contra mulheres entre as prioridades da Justiça brasileira.

“Já é o sétimo ano consecutivo que os Tribunais se comprometem em priorizar o julgamento dos processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Só ano passado, o TJ-PI julgou 62 casos de feminicídio no Estado e mais de 6 mil medidas protetivas solicitadas. São dados que chamam atenção para ações concretas de todas as instituições”, ressalta o desembargador Hilo.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a atuação do Tribunal de Justiça diante do cenário de violência, especialmente contra as mulheres, será importante para ajudar a garantir segurança e prevenção contra esse tipo de violência, inclusive nos campi da Universidade. “A comunidade universitária ainda está em luto e estamos buscando providências e parcerias para dar uma resposta a esse crime absurdo. Amanhã, também vou me reunir com a Secretária Estadual da Mulher e nosso objetivo é enfrentar o problema de frente”, disse o reitor.

  

Janaína Bezerra era estudante de Jornalismo na UFPI
Reprodução

   

Desde 2017, com o estabelecimento da Meta Nacional nº 08, os Tribunais de Justiça têm reafirmado o compromisso em relação às ações judiciais que buscam responsabilização pelos assassinatos de mulheres cometidos em função do gênero, além de outras violências contra a população feminina.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 1.341 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil em 2021, o que equivale a uma mulher morta por ser mulher a cada sete horas. No mesmo período, foram registrados 56.098 estupros de mulheres – uma menina ou mulher foi violentada a cada 10 minutos.

Entenda

A estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi encontrada desacordada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e morreu após dar entrada no hospital da Primavera, em Teresina, neste sábado (28). A jovem havia participado de uma calourada que, segundo a instituição, não teve autorização para ser realizada.

Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPI, teve a prisão preventiva decretada pela justiça do Piauí neste domingo (29). Ele é apontado como principal suspeito de estuprar e matar a estudante de jornalismo.

Matérias relacionadas

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado