Justiça autoriza cirurgia para mulher trans mudar de voz no Piauí - Justiça
DECISÃO

Justiça autoriza cirurgia para mulher trans mudar de voz no Piauí

Cirurgias não fazem parte do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O juiz Sebastião Firmino Lima Filho concedeu tutela de urgência e determinou que a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) autorize e custeie, no prazo de dez dias, a realização de cirurgia para mudança de voz em favor de uma mulher trans em Teresina. 

A decisão do magistrado determina que a ré providencie os procedimentos médicos glotoplastia e condroplastia, bem como forneça os materiais necessários para os mesmos, devendo ainda, custear todas as despesas decorrentes, sob pena de fixação de multa. 

Justiça autoriza cirurgia para mulher trans mudar de voz no Piauí
Reprodução

   

A10+ apurou que as cirurgias de glotoplastia e condroplastia custam em torno de R$ 26 mil, no entanto, elas não fazem parte do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) com cobertura obrigatória pelos planos de saúde.  

“Constatei existente também o perigo de dano ou risco do resultado útil do processo, haja vista que o estado de saúde da requerente pode ser agravado como faz prova os laudos médicos apresentados pela requerente e indicação médica de cirurgia”, diz trecho da decisão, que justifica a concessão da medida liminar.

PIONEIRISMO

Em 2021, a justiça piauiense concedeu, de forma inédita no estado, o direito de A.B.S.N., (23), alterar o marcador de gênero em seu registro civil para não-binário, termo caracterizador de indivíduos que não se identificam com os gêneros binários feminino e masculino, ou se identifica com os dois.

A decisão, à época, foi a terceira em todo o Brasil e também permitiu o uso da linguagem neutra, que tem como objetivo não especificar o gênero da pessoa.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado