Justiça determina que Prefeitura de Parnaíba garanta acompanhamento a alunos autistas - Justiça
DECISÃO

Justiça determina que Prefeitura de Parnaíba garanta acompanhamento a alunos autistas

Acompanhamento especializado será destinado a alunos da rede pública municipal


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) obteve sentença favorável em ação civil pública ajuizada contra o município de Parnaíba que garante o direito de acompanhamento especializado a alunos da rede pública municipal com transtorno do espectro autista.

Segundo a ação proposta, o município não estaria cumprindo com as determinações legais que o obriga a prestar acompanhamento por profissional especializado aos alunos com deficiência, especialmente no que diz respeito às crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A falta de acompanhamento repercute negativamente no aprendizado e na formação dos alunos.

  

Justiça determina que Parnaíba garanta acompanhamento a alunos autistas
Ilustrativa / reprodução

  

Nas alegações finais do Ministério Público, o promotor de Justiça Vando da Silva Marques afirmou que “a necessidade de professor auxiliar de apoio escolar é decorrência do direito fundamental à educação e do direito à igualdade (em sua dimensão material), que impõem às instituições de ensino a dispensa de tratamento diferenciado a quem apresente condições físicas e mentais que reclamem atendimento particular e individualizado, capaz de explorar (e fazer desenvolver) suas respectivas aptidões e potencialidades”.

A juíza de direito da 4ª Vara Cível de Parnaíba, Anna Victória Salgado, julgou procedentes todos os pedidos do MPPI para determinar que o município de Parnaíba promova, no prazo máximo de três meses, o direito de acompanhamento especializado, em caso de comprovada necessidade a pessoa com transtorno de espectro autista, em sua rede pública municipal de ensino.

A quantidade de acompanhantes especializados deverá ser determinada, previamente, por equipe multiprofissional, que elaborará relatório pormenorizado para cada criança ou adolescente, sobre a necessidade de cada uma dessas. Na sentença foi concedido também liminarmente a tutela de urgência, para fins de cumprimento da decisão independente do trânsito em julgado. 

Caso não cumpra a decisão judicial, o município pode sofrer a aplicação de multa diária no valor de 10 mil reais até o limite de 100 mil reais.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado