Timon anuncia retirada da obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos - Maranhão
FLEXIBILIZAÇÃO

Timon anuncia retirada da obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos

A flexibilização ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (21)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Prefeitura de Timon, no Maranhão, anunciou que publicará um novo decreto na próxima segunda-feira (21) que prevê o uso opcional de máscaras em locais abertos. A prefeita Dinair Veloso reuniu a equipe técnica para aprovar a determinação. Segundo documento, o uso obrigatório da proteção permanece no transporte público, ambientes fechados e locais onde haja aglomeração de pessoas (mesmo ao ar livre) como shows, espetáculos, arquibancadas, feiras e mercados públicos e etc.

  

Timon anuncia retirada da obrigatoriedade do uso da máscara em locais abertos Reprodução

   

“Semanalmente me reúno com o Comitê Covid para analisar a situação dos leitos, casos da doença, vacinação e o índice de transmissibilidade. Estamos bem avançados na vacina e com o índice de transmissibilidade de 0,5 o que nos dá uma segurança na flexibilização. No entanto, sigo pedindo a população que não deixe de vacinar e sigam tomando todos os cuidados para evitar o contágio”, explicou a prefeita.

A cobertura vacinal em Timon já ultrapassou a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. O município já está com 92,8% da população com 12 anos ou mais com duas doses aplicadas e com quase 60% das crianças (5 a 11 anos) vacinadas com a primeira dose.

“Como já mencionado anteriormente decidimos aguardar a janela temporal de 15 dias após o feriado carnavalesco e analisar com cautela. O quadro demonstra uma queda na ocupação de leitos e casos positivos. E todos os públicos da campanha de vacinação com pelo menos duas doses”, relatou Marcus Vinicius Cabral, secretário de saúde do município.

A prefeitura também determinou uma nova flexibilização nas medidas sanitárias. Os eventos, shows, espetáculos, festas e as atividades comerciais e de prestação de serviços incluindo bares e restaurantes poderão ocorrer até as 2h, como já previsto em lei, respeitando o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos) e limitação de público em 75% da capacidade do local.

Será mantida a recomendação do uso de máscaras para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da COVID-19 (indivíduos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, idosos, gestantes, puérperas, imunocomprometidos, transplantados e portadores de câncer, acidente vascular cerebral, doenças renal crônica, pulmonares crônicas, cardiopatia grave, hepatopatia crônica, diabetes mellitus não controlado e obesidade), bem como indivíduos com indicação médica de manter o uso ou que, por decisão individual, prefira manter o uso;

E a obrigatoriedade do uso de máscaras por indivíduos com sintomas da doença, teste positivo ou contato recente com indivíduo com COVID-19.

Todas as medidas podem ser reavaliadas posteriormente pelo Comitê que analisa semanalmente os dados técnicos sobre a pandemia. Qualquer nova decisão será informada através de decreto pela Prefeitura de Timon. Seguindo os critérios de liberação adotados de acordo com os índices de cada período. A Prefeitura mantém constante vigilância da situação relacionada à COVID-19 e se baseia em estudos criteriosos dos índices para estabelecer qualquer novo protocolo.


Dê sua opinião:

Fique conectado