Polícia Civil deflagra operação, prende uma pessoa e cumpre mandados contra vários crimes no Piauí - Polícia
OPERAÇÃO FAKER

Polícia Civil deflagra operação, prende uma pessoa e cumpre mandados contra vários crimes no Piauí

Investigações apontaram participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes no esquema


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Uma pessoa foi presa preventivamente e outros 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (01) pela Polícia Civil contra pessoas envolvidas em crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A Operação Faker cumpriu mandados nas cidades de Teresina e Agricolândia, no Piauí.

Alguns indivíduos também tiveram sequestro patrimonial contra os bens até o montante de mais de R$ 28 milhões.

  

Matérias apreendendo pela Polícia Civil do Piauí durante a operação
divulgação / PC-PI

   

"Na decisão judicial, foi autorizado ainda o sequestro patrimonial contra os bens dos alvos até o montante de R$ 28.253.726,45. Essa operação é resultado do desdobramento de trabalho do Greco feito ainda em abril de 2019 contra um escritório de contabilidade de Teresina, quando vários documentos falsos, cartões bancários e carimbos foram lá apreendidos", afirma a Polícia Civil em nota. 

A ação acontece após policiais civis da Deccor, de posse daquela documentação, perceberem que havia uma forte organização criminosa atuando no Piauí e no Maranhão com fraudes documentais e lavagem de dinheiro, com potencial participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes.

  

Operação cumpriu mais de 10 mandados em Teresina e Agricolândia
divulgação / PC-PI

   

As investigações apontaram que várias pessoas e empresas fictícias eram criadas pelo grupo criminoso, para transferir o passivo de várias empresas verdadeiras, muitas delas endividadas com bancos, com o fisco, além de outros delitos. A partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas, o grupo conseguia movimentar quantias em dinheiro de forma dissimulada, com o objetivo de esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas (fisco e bancos).

Segundo a Polícia Civil, na operação desencadeada na manhã desta terça-feira os mandados foram cumpridos em conjunto com a Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e tiveram a participação de 42 policiais civis.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado