Governador Rafael Fonteles discute alternativas de reforço energético com a Aneel - Política
POLÍTICA

Governador Rafael Fonteles discute alternativas de reforço energético com a Aneel

A agência acaba de autorizar a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar no território piauiense


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles se reuniu nesta terça-feira (11), em Brasília, com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa. No encontro foram discutidas alternativas de reforço energético para o Piauí, considerando fontes diversas de geração, como usinas hidrelétricas, termoelétricas e investimentos para a produção de hidrogênio verde, o combustível do futuro. “Tratamos sobre o leilão da hidrelétrica e da termoelétrica, tentar reativar essas formas de energia importantes para a manutenção do sistema como um todo” comentou Fonteles.

No encontro também foram discutidas melhorias no sistema de transmissão de energia no Piauí. “As linhas de transmissões são importantes para melhorar a qualidade da energia elétrica e possibilitar mais empreendimentos de energia limpa em nosso estado”, complementou.

  
Governador Rafael Fonteles discute alternativas de reforço energético com a Aneel Divulgação
 
 
 

A Aneel acaba de autorizar a implantação de mais 17 unidades geradoras de energia solar no território piauiense. As usinas fotovoltaicas (UFV) serão distribuídas em dois municípios, sob regime de Produção Independente de Energia Elétrica (PIE). A cidade de Ribeiro Gonçalves terá 11 unidades de 30 mil kw cada, totalizando 330 mil kw. Outras seis unidades devem ser instaladas em Brasileira, norte do Piauí, com 38.712 kw cada, totalizando 232.272 kw de capacidade produtiva.

A adição das novas UFVs consolida o Piauí como referência em produção de energia renovável no Brasil. Outros 30 empreendimentos estão em fase de construção, que terão capacidade instalada total de 1,25 Gw.

Rafael Fonteles deseja que o Piauí também assuma protagonismo na produção de hidrogênio verde. “O ministério de Minas e Energia já começa a se preparar para o combustível do futuro também. São notícias boas que vão gerar emprego, renda, sustentabilidade ambiental e energia de boa qualidade para nosso estado e para nossas empresas”, finalizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado