OAB-PI se junta a seccionais do Nordeste e manifesta repúdio a ataques xenofóbicos - Política
POSICIONAMENTO

OAB-PI se junta a seccionais do Nordeste e manifesta repúdio a ataques xenofóbicos

No pleito de 2022, o Nordeste foi a região em que os dois principais candidatos tiveram a maior diferença de votos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, integrou o movimento dos outros estados do Nordeste e manifestou repúdio as manifestações xenófobas destinadas aos nordestinos, em decorrência do resultado do primeiro turno das eleições gerais, ocorridas no último domingo (02). 

A nota de repúdio assinada em conjunto lembra que os ataques são recorrentes  e que são considerados inaceitáveis.

  

Sede da OAB-PI
Jade Araujo / A10+

   

“Não é a primeira vez que sofremos ataques como esse. Nas eleições de 2014, aconteceu o mesmo. É inaceitável que uma região que possui tanta riqueza natural, diversidade cultural e relevância econômica seja desrespeitada dessa forma. Não toleramos qualquer tipo de violência”, dizem os presidente das Seccionais do Nordeste em trecho da nota.

A publicação também foi assinada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, bem como pelos oito presidentes das Seccionais do Nordeste: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão. 

No pleito de 2022, o Nordeste foi a região em que os dois principais candidatos tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67%, contra 26,8% de Bolsonaro. O petista também venceu no Norte, mas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste o atual presidente saiu vencedor.

O Piauí foi o estado do Brasil com maior número de votos a Lula, 1.518.008 votos chegando a 74,25% contra 19,90% de Bolsonaro. Nesta quarta-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou o analfabetismo no Nordeste para tentar explicar a derrota sofrida para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na região.

"Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? No nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta ou mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores na região", disse.

Confira a nota de repúdio na íntegra: 

O Presidente do Conselho Federal da OAB e os Presidentes de todas as Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil no Nordeste vêm, por meio desta, manifestar o seu veemente repúdio às manifestações xenófobas e covardes perpetradas contra os nordestinos, notadamente após a divulgação dos resultados das eleições ocorridas no último dia 02 de outubro. Nordeste representa cerca de 25% do total do Brasil, o que o coloca como a segunda região mais populosa do Brasil, com mais de 53 milhões de habitantes. 

Para além de sua importância econômica, riquezas naturais e diversidade cultural, aqui nasce um povo trabalhador e orgulhoso de suas origens. Embora legítima a pluralidade de ideias e de projetos políticos que expressem os diversos anseios e ideais da nossa população, é inadmissível, nos dias de hoje, convivermos com manifestações que buscam agredir e diminuir a importância de brasileiros e brasileiras que exercem sua cidadania. As agressões não se coadunam com os ideais de solidariedade, serenidade, civilidade e bom senso que deveriam orientar a sociedade para a construção de um país fraterno, justo e inclusivo. 

Os representantes da advocacia nordestina manifestam, pois, seu permanente e intransigente compromisso com os valores democráticos e com o combate a todas as formas de discriminação! Parabenizamos, ainda, a declaração do Presidente da OABMG, Sérgio Leonardo, de repúdio às manifestações xenófobas perpetrada por advogada vinculada àquela seccional.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado