PT escolhe Franzé Silva para disputar presidência da Alepi - Política
POLÍTICA

PT escolhe Franzé Silva para disputar presidência da Alepi

A informação foi confirmada ao A10+ nesta sexta-feira (04) por Fábio Novo


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu o deputado estadual Franzé Silva para disputar a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A definição aconteceu nesta sexta-feira (04) durante reunião com a bancada petista. A eleição ocorrerá em 2023.

Ao A10+, o deputado Fábio Novo (PT) informou que a decisão foi em consenso entre todos os 12 parlamentares da sigla. Novo sustenta que o presidente deve ser partido, tendo em vista que a sigla possui a maior bancada na Assembleia Legislativa do Piauí.

  

PT escolhe Franzé Silva para disputar presidência da Alepi
Anna Paula Couto / A10+

  

Além do PT, o MDB também já demonstrou interesse de continuar na presidência. O deputado Themístocles Filho (MDB), presidiu a Alepi por nove vezes e, agora, vai deixar o cargo para ser vice-governador de Rafael Fonteles (PT) a partir de janeiro de 2023.

No último dia 25 de outubro, a  Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) aprovou o projeto de resolução que altera o regimento interno e proíbe a reeleição de presidente da Casa. A matéria foi aprovada com votação unânime dos 16 deputados presentes na sessão.

Redução de partidos e fortalecimento da base do governo na Alepi

Desde as eleições gerais de 2018, a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) tem passado por significativas mudanças no que se refere à composição dos partidos na Casa Legislativa. Isso porque o impacto da cláusula de barreira foi bem maior nestas eleições atuais do que em 2018. Tal cláusula impede o funcionamento de partidos que não consigam atingir um percentual mínimo de votos previamente definido para a eleição. Beatriz Ribas, da coluna Conjuntura Política, falou sobre este tema e explicou como ficará a base governista a partir do ano que vem. Confira aqui! 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado