Reeleita, Rejane Dias destinará emendas para criação de centros especializados para autistas - Política
REELEIÇÃO

Reeleita, Rejane Dias destinará emendas para criação de centros especializados para autistas

Petista foi a única mulher eleita do Piauí para ocupar um cargo na Câmara Federal


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A deputada federal Rejane Dias (PT), reeleita no último domingo (02), concedeu entrevista ao Bancada Piauí, da TV Antena 10, nesta terça-feira (04), e falou sobre a representatividade das mulheres na política e sobre a continuidade do Auxílio Brasil. Na ocasião, a petista também destacou os projetos que vai focar no próximo mandato. Ela foi a única mulher eleita entre os 10 nomes para Câmara Federal. 

Na entrevista a deputada disse que nesse mandato o foco dela é o social e que vai focar em destinar emendas para a criação de centros especializados para ajudar no desenvolvimento e acompanhamento de pessoas portadores de espectro autista e também no empreendedorismo, para mitigar o desemprego.

Rejane Dias foi a única mulher eleita para o cargo de deputada federal no Piauí
Anna Paula Couto/A10+

   

"Vocês sabem que eu foco muito no social, meu trabalho é muito voltado pra isso, já falei aqui da mulher, eu estou muito preocupada com essa situação de desemprego… Vi muitas mulheres empreendedoras, precisamos de mais linhas de crédito, para que tenham um capital de giro maior e aumentar as vendas. Além disso a questão da pessoa com deficiência é algo que a gente já tem discutido…  A ideia, eu cheguei até a conversar com o Rafael, eleito agora governador, pra gente criar um centro especializado só no atendimento de pessoas com autismo, outra questão que vou incluir é a saúde mental das pessoas", disse. 

Ainda voltada para a questão social, a parlamentar falou sobre a continuidade do Auxílio Brasil, que não está previsto no orçamento para o próximo ano, e declarou que vai defender a continuidade do benefício. 

"Claro que nós defendemos o auxílio, a bancada do PT sempre defendeu, eu mesmo já apresentei projetos nesse sentido… mas precisamos lembramos lembrar que ainda na pandemia o governo defendeu o auxílio de R$ 200 reais, se não fosse os partidos de oposição e o congresso a gente não teria chegado aos 600… Mas até agora a peça orçamentária que chegou pra nós não tem garantia nenhum a da continuidade do Auxílio Brasil, o que é péssimo… Nós não vamos botar nenhuma dificuldade na continuidade do auxílio… Lula garantiu, se eleito, que enquanto houver gente passando fome, vai continuar os benefícios”, detalhou. 

Rejane Dias fala sobre a dificuldades em ser mulher na política e sobre o foco do próximo mandato
Anna Paula Couto/A10+


A deputada também falou sobre a representatividade da Câmara Federal. Ela é a única mulher entre os 10 nomes eleitos no Piauí. Rejane comentou sobre as dificuldades de atuar como parlamentar em um ambiente majoritariamente masculino e destacou a importância dessa representatividade.

"Do ponto de vista da representatividade devemos estimular a participação das mulheres na política, eu acho que cada um tem seu jeito peculiar de fazer política… Os espaços que a gente ocupa, não quero de forma alguma tirar o mérito das mulheres que ocupam esses espaços, vocês não imaginam o duro que é pra poder a gente poder se sobressair em um ambiente muito masculino, não é fácil… Por isso, que quero fazer essa defesa das mulheres que estão no parlamento", disse. 

Por fim, a parlamentar elencou os possíveis motivos que levaram à sua reeleição. 

"O conjunto de ações, ainda na área da pessoa com deficiência, eu sou muito lembrada por essa política pública, na área da mulher também. As pessoas também acompanham muitos nosso trabalho, nossa atuação na Câmara. Os projetos voltados para as mulheres, elas compreenderam isso e acompanharam de perto, uma característica muito peculiar minha é a questão do social. No combate ao feminicídio eu coloquei emendas para equipar melhor as delegacias no combate ao feminicídio", finalizou. 

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado