Sete meses após ser eleita, prefeita de Murici dos Portelas tem mandato cassado - Política
NO PIAUÍ

Sete meses após ser eleita, prefeita de Murici dos Portelas tem mandato cassado

A decisão ocorreu na noite dessa quarta-feira (30); município sofre 2ª cassação em menos de 1 ano


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Câmara de Vereadores de Murici dos Portelas decidiu pela cassação do mandato da prefeita da cidade, Francisca das Chagas Correia de Sousa, conhecida como Chaguinha da Saúde (PSD), por improbidade administrativa. A decisão ocorreu na noite dessa quarta-feira (30). Ela foi eleita há apenas sete meses.

Dos nove vereadores da cidade, seis compareceram e votaram a favor da cassação. A gestora tinha o apoio de três vereadores na Casa, mas eles não compareceram à sessão. O A10+ tentou, mas ainda não conseguiu contato com a prefeita para comentar o assunto.

  

Sete meses após ser eleita, prefeita de Murici dos Portelas tem mandato cassado
Reprodução

  

Chaguinha da Saúde respondeu pela acusação de não pagar reajustes de servidores do município e não atender a convocações de comparecimento feitas pela Câmara. A decisão será comunicada à Justiça Eleitoral, além da vacância do cargo.

O processo de julgamento foi aberto no dia 5 de setembro de 2022, pelo presidente da Câmara Municipal de Murici dos Portelas, Raimundo Nonato de Sousa Pereira. Segundo denúncia, a prefeita teria desatendido convocações ou pedidos de informações da Câmara, sem justificativa, e retardado a publicação ou deixado de publicar leis e atos sujeitos a essa formalidade.

Entenda o caso

Murici dos Portelas, no Piauí, teve a segunda cassação em menos de um ano. Em novembro de 2021, a ex-prefeita Ana Lina Cunha (PSD) teve sua chapa cassada porque, no mandato anterior (2016-2020) ela era casada com o então prefeito, Ricardo Sales.

Em março deste ano, Chaguinha da Saúde, do mesmo grupo político que a prefeita cassada, foi eleita em eleições suplementar, com 55,35% dos votos.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado