Ambulatório de sexualidade para adolescente é implantado em UBS da zona norte - Saúde
EM TERESINA

Ambulatório de sexualidade para adolescente é implantado em UBS da zona norte

O atendimento, sem necessidade de agendamento, será na última segunda-feira de cada mês


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) iniciou um novo serviço com Ambulatório de Sexualidade voltado para a saúde do adolescente na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Maria da Codipi, zona Norte. O serviço é destinado aos adolescentes com idade entre 10 e 19 anos.

O atendimento, sem necessidade de agendamento, será  na última segunda-feira de cada mês para realização de ações preventivas, com avaliação antropométrica (peso e altura), vacinação, atividades de educação em saúde, atendimento de enfermagem e saúde bucal. Quando forem solicitados exames serão encaminhamentos para a realização.

  

Ambulatório de sexualidade para adolescente é implantado em UBS da zona norte FMS
   

A enfermeira Lívia Mello, da UBS Santa Maria da Codipi, explica a finalidade desse serviço. “É para atuar na redução do índice de gravidez na adolescência e prevenção ao uso de drogas, além de tratar de vários temas relacionados à puberdade, dúvidas próprias desse período da vida e realização de ações de proteção em saúde. É uma ação da equipe 6 do programa Estratégia Saúde da Família dessa UBS”, ressalta.

Esse serviço começa na sala de espera, antes do atendimento individual e sigiloso, com uma atividade coletiva para tratar dos tabus e preconceitos em relação à temas como sexualidade. Lívia Mello diz que os pais também são convidados a participar e são bem-vindos para entenderem do que se trata o ambulatório e se apropriarem das informações para que o debate sobre a sexualidade continue no ambiente domiciliar.

No primeiro dia desse serviço foram oito adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, com identificação de dois com sobrepeso, seis solicitações de exames de rotina e encaminhamentos para oftalmologia e psicologia.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado