Exames detectam indícios de vírus do Nilo Ocidental em aves encontradas mortas no Piauí - Saúde
SAÚDE

Exames detectam indícios de vírus do Nilo Ocidental em aves encontradas mortas no Piauí

Transmissão da doença não é feita de pessoa a pessoa e humanos e equídeos não produzem viremia suficiente para infectar mosquitos


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Nos meses de julho e agosto deste ano centenas de aves foram encontradas mortas nos municípios de Milton Brandão, Juazeiro do Piauí e Buriti dos Montes. Nesta segunda-feira (21), o Governo do Estado, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) informou que foram encontrados fragmentos de material genético correspondente à família e ao gênero dos quais o vírus do Nilo Ocidental (VNO) faz parte em três das sete aves coletadas.

  
Cievs detecta indícios de vírus do Nilo Ocidental em aves encontradas mortas no Piauí
Reprodução
 
 
 
De acordo com o Cievs, análises preliminares realizadas detectaram sintomas clínicos compatíveis com desordens neurológicas e lesões hemorrágicas no cérebro de algumas aves capturadas. Análises mais aprofundadas e específicas serão realizadas pelo laboratório de referência do Ministério da Saúde – Instituto Evandro Chagas. 

O primeiro caso humano de Febre do Nilo Ocidental foi confirmado no Piauí em 2014. Desde então, casos esporádicos acometendo humanos e um cavalo foram confirmados no estado. Em humanos, 80% das infecções acontecem de forma assintomática e apenas 1% dos infectados sofre as formas de comprometimento neurológico grave. 

O CIEVS orienta a população para:
  • Não manipular animais encontrados mortos (aves ou equídeos) sem luvas de proteção
  • Não consumir aves encontradas mortas ou de procedência desconhecida
  • Utilizar repelentes de mosquitos
  • Utilizar telas e mosquiteiros nas casas
  • Utilizar roupas de mangas longas e calças compridas nas atividades ao ar livre a partir do crepúsculo e antes do amanhecer
  • Evitar focos de criadouros de mosquitos

O documento emitido pelo Governo do Estado sobre os dados coletados nas aves ainda recomenda que o adoecimento de animais (especialmente pássaros e cavalos) com sintomas neurológicos ou a morte sem causa óbvia dos mesmos sejam imediatamente comunicados ao Cievs.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado