Família de menina de 3 anos com leucemia faz campanha de doação de sangue para tratamento - Saúde
EM TERESINA

Família de menina de 3 anos com leucemia faz campanha de doação de sangue para tratamento

Pais realizavam campanha em busca de doadores de medula que teve que ser interrompida por conta de portaria do Ministério da Saúde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Uma campanha de busca de doadores de medula óssea para a pequena Heloysa Cristina, de apenas três anos, teve que ser interrompida porque, segundo o pai da criança, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) informou que a família já teria atingido “uma meta de cadastros” para a menina. Em nota, o Hemopi esclareceu que a meta de cadastros é contabilizada por estado e que o Piauí já atingiu o número neste ano.

O pai de Heloysa, Francisco Cantuário, contou ao A10+ que o Hemopi comunicou à família que os cadastros em nome de Heloysa seriam interrompidos porque eles já haviam conseguido 2000 nomes. A probabilidade de se encontrar um doador compatível de medula óssea é de 1 em cada 100 mil.

  

Família de menina de 3 anos com leucemia faz campanha de doação de sangue para tratamento
Reprodução

   

“Se tem pessoas disponíveis pra fazer, por que não? Uma coisa é se não tivesse, mas existem pessoas que estão se disponibilizando para fazer através da campanha”, indagou o pai de Heloysa.

Entretanto, ao A10+, o Hemopi informou que existe uma portaria do Ministério da Saúde, editada em junho do ano passado, que reduziu o número de cadastros do Piauí de 10mil para 2.363/ano e que o estado já atingiu sua meta.

“Descobrimos [a Leucemia] em novembro de 2021. Ela passou quase 17 dias para descobrir a doença; de lá para cá a gente está fazendo o tratamento de quimioterapia. Neste ano a médica falou que o caso dela era de transplante [de medula] e de junho para cá começamos a fazer a campanha”, explicou.

Doação de sangue

Heloysa tem 3 anos e 8 meses e foi diagnosticada com Leucemia no final do ano passado. Por conta da interrupção de cadastros no Piauí, os pais de Heloysa começaram então uma nova campanha de cadastro de doação de medula, só que no estado do Maranhão, em São Luís, e uma segunda campanha, só que de doação de sangue, para a menina. Por conta de sua condição, Heloysa é frequentemente internada no Hospital São Marcos para o tratamento de quimioterapia.

  

Família de menina de 3 anos com leucemia faz campanha de doação de sangue para tratamento
Reprodução

   

“Caso ela vier a precisar [de sangue] hoje para ela não teria. Começamos então a fazer essa outra campanha. Como ela se interna no Hospital São Marcos, ela precisa que a pessoa vá pra lá, para um setor que tem lá. Ela saiu da internação quinta-feira, mas tudo indica que ela se interne novamente nessa ou na próxima semana para a quimioterapia novamente. Dessa última vez ela ficou quase 20 dias internada”, explicou Francisco.

Portaria ministerial

Em nota, o Hemopi informou que na verdade a cota para cadastro de novos doadores no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) foi reduzida em todo o Brasil através de uma portaria do Ministério da Saúde.

De 10 mil cadastros, o Piauí só pode realizar agora 2.363 por ano. A assessoria do Hemopi informou ainda que qualquer cadastro de doador realizado após a meta atingida não será efetivado em 2022 e que o Ministério da Saúde não pagará por essa amostra para o Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular (LIB) da Universidade Federal do Piauí.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado