FMS mantém abertas seis UBSs nos fins de semana de natal e ano novo em Teresina - Saúde
SAÚDE

FMS mantém abertas seis UBSs nos fins de semana de natal e ano novo em Teresina

As equipes das UBS são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

Durante os fins de semana de natal e ano novo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém abertas algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atendimento à população. Serão três UBS por dia, distribuídas por diferentes zonas da cidade e funcionando das 7h às 19h.

No dia 24 de dezembro (sábado), estarão abertas as UBSs do Parque Piauí (zona Sul), Santa Maria da Codipi (zona Norte) e Santa Isabel (zona Leste); no dia 25 (domingo), o atendimento está disponível nas UBS do Porto Alegre (zona Sul), Renascença e Gurupi (zona Sudeste) – sendo que esta é exclusiva para atendimento de síndromes gripais. Estas mesmas UBS estarão abertas no dia 31 (sábado), ao passo que as UBS no dia 1º de janeiro de 2023 estarão em funcionamento as mesmas unidades do dia 24.

  

FMS mantém abertas seis UBSs nos fins de semana de natal e ano novo
PMT

  

As UBSs são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

As equipes das UBSs são compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e agentes comunitários de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade. O médico de família faz atendimentos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar um médico.

A diretora de Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, destaca a necessidade desses dias de funcionamento. “Nesses dias teremos atendimento médico, aplicação de vacinas – inclusive a Covid – e os demais serviços que disponibilizamos nos outros dias da semana, exceto pela UBS Gurupi que prestará atendimento para síndromes gripais”, diz.

Cronograma de funcionamento das UBS nos fins de semana – Natal e Ano Novo:

Dia 24.12:
UBS Parque Piauí
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Santa Isabel

Dia 25.12:
UBS Porto Alegre
UBS Renascença
UBS Gurupi

Dia 31.12:
UBS Porto Alegre
UBS Renascença
UBS Gurupi

Dia 01.01:
UBS Parque Piauí
UBS Santa Maria da Codipi
UBS Santa Isabel

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado