FMS realiza mais quatro mutirões de catarata em Teresina; veja locais - Saúde
SAÚDE

FMS realiza mais quatro mutirões de catarata em Teresina; veja locais

Mutirões acontecem de quinta (20) a domingo (23) na capital


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) deu início nesta quinta-feira (20) mais quatro mutirões de catarata em Teresina. Nos mutirões estão avaliados clinicamente os usuários para ver se tem indicação para a cirurgia.

No mutirão serão atendidos todos os usuários que forem por demanda espontânea ou encaminhados através da busca ativa realizada pelos agentes comunitários de saúde das localidades. Nesta quinta-feira (20) o mutirão acontece na unidade móvel de atendimento oftalmológica que ficará em frente ao Hospital Mariano Gayoso, da Santa Maria da Codipi (zona Norte). Dia 21 (sexta-feira) acontece na frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade Santa Teresa; no sábado (22) o atendimento é na unidade móvel que ficará em frente da UBS Porto Alegre e no domingo (23) em frente a UBS Todos os Santos.

  
FMS realiza mais quatro mutirões de catarata em Teresina; veja locais Reprodução
 
 
 

O atendimento é para quem tem idade de 60 anos e mais e acontece a partir das 7h30, sendo que as pessoas devem se dirigir aos locais até as 12h30.

A diretora da Atenção Básica da FMS, Nádia Spíndola, diz como será o atendimento nos mutirões dessa semana. “Ao chegar no local do mutirão, o paciente passa por um cadastro e em seguida receberá o colírio para dilatação da pupila. Após o período da dilatação, será atendido por oftalmologista e se necessário terá encaminhamento para a realização dos exames médicos e, por fim, para fazer o agendamento da cirurgia de quem tiver catarata”, explica.

No momento da triagem, os pacientes devem apresentar fotocópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Após triagem e necessidade de cirurgia os pacientes selecionados serão encaminhados pelos profissionais para cirurgia no hospital H. Visão, conveniado com a FMS.

A FMS já realizou este ano três etapas de mutirão de catarata. A primeira aconteceu no período de 24 a 27 de março passado, no Hospital do Buenos Aires; a segunda etapa aconteceu nos dias 13 e 14 na região do Dirceu, zona Sudeste e a terceira etapa nos dias 15 e 16 deste mês na zona sul de Teresina.

Locais dos mutirões

  • 20/04 – Unidade móvel de oftalmologia na Frente do Hospital Mariano Gayoso
  • Av. Alameda da Conquista - Bairro, R. Francisca Trindade (Santa Maria da Codipi) 
  • Dia 21/04 – Unidade móvel de oftalmologia na frente da UBS Santa Teresa

Povoado Santa Teresa, S/N, zona rural Leste

  • Dia 22/04 – Unidade móvel de oftalmologia na frente da UBS Porto Alegre
  • Rua Manoel Victor Cordeiro/ Rua Porto Alegre S/N Conjunto Porto Alegre – Esplanada

23/04 – Unidade móvel de oftalmologia na frente a UBS Todos os Santos

Av. Professor Camilo Filho, 6133. Todos os Santos, zona rural Sudeste

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado