Piauí é primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal - Saúde
SAÚDE

Piauí é primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal

O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O governador Rafael Fonteles assinou, nessa quarta- feira (10), o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal. Com isso, o Piauí passou a ser o primeiro estado do Nordeste a firmar compromisso com o Ministério Público nas ações que serão realizadas para conscientizar a população acerca da importância do Plano Nacional de Imunização (PNI). A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP). O evento coletivo recebeu o nome de “Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades” e está sendo realizado no Sesc Cajuína, em Teresina.

  

Piauí é primeiro estado do Nordeste a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal
Reprodução
   

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Saúde. O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização para a prevenção de doenças, visando à retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional.

O governador destacou a importância do Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”, conclamou Rafael Fonteles.

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador.

Sesapi e outras instituições também assinam o pacto

O termo de adesão ao Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal também foi assinado, em outro momento do evento, nessa quarta-feira (10), em atividade na sede do Ministério Público do Piauí, pela diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, que na ocasião representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

  

Governador Rafael Fonteles
Reprodução
   

“Acelerar os índices de vacinação no estado e conscientizar a população acerca dos benefícios da imunização é uma prioridade da Sesapi. Com certeza, esta é uma iniciativa e mais uma parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério Público do Piauí que vai contribuir para as melhorias de saúde de toda a população”, ressaltou Tatiana Chaves.

A iniciativa vai realizar campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.

Vacinação

Com intuito de estimular a vacinação dos trabalhadores do Ministério Público do Piauí, durante a solenidade de assinatura do termo, que contou ainda com compromisso firmado de outros órgãos e entidades do Piauí, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) marcou presença no evento, disponibilizando aos servidores do MPPI, vacinas do calendário adulto, contra hepatite B, tétano, influenza, caxumba, rubéola e sarampo.

Nessa ação, o Cerest vacinou cerca de 100 servidores do Mistério Público. O Cerest é vinculado à Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí e promove ações que visam melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Encontro do Ministério Público

Rafael Fonteles parabenizou o Ministério Público do Piauí por sediar o evento que reúne, até o próximo dia 12 de maio, mais de 200 membros do MP com atuação em todo o país, para discussão de diversos temas de interesse social, como defesa do consumidor, direitos humanos em sentido estrito, defesa da saúde, infância e juventude, defesa dos direitos da pessoa com deficiência e da pessoa idosa, combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, educação, meio ambiente e sistema prisional.

  

O governador Rafael Fonteles assinou o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal
Reprodução
   

“O momento é de troca de experiências, um momento importantíssimo para essa instituição que é o Ministério Público. Eu não tenho dúvidas que esse evento sediado aqui no Piauí será palco de grandes discussões que vão virar uma defesa cada vez melhor da nossa sociedade. Esse é o grande papel do Ministério Público que tem todo nosso apreço”, ressaltou o governador.

O procurador-geral de Justiça do Piauí destacou o orgulho de receber representantes de diversos estados brasileiros. “Temos o prazer e a honra de receber dezenas de colegas de missão, atuantes em todo o MP brasileiro. Nos próximos dias compartilharemos conhecimentos e experiências sobre inúmeros temas de enorme importância. Isso porque o Ministério Público se afigura como protagonista em inúmeros debates de relevância pública no país”, ressaltou Cleandro Moura.

Na noite de abertura do evento ocorreu a palestra “a efetividade dos direitos humanos na construção de um futuro sustentável”, proferida pela secretária executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Oliveira.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado