Piauí está acima da média nacional de vacinação de poliomielite, afirma Sesapi - Saúde
VACINAÇÃO

Piauí está acima da média nacional de vacinação de poliomielite, afirma Sesapi

Mesmo com o fim da campanha, os postos de saúde continuam imunizando contra a poliomielite


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite já foi encerrada, mas as doses do imunizante continuam disponíveis em todos os postos de saúde. Crianças de até cinco anos devem manter atualizado o cartão de vacina. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o Piauí está entre os estados da federação, que ultrapassaram a média nacional de imunização contra a doença, porém a secretaria alerta pais e responsáveis sobre a necessidade de vacinar suas crianças para que se atinja a meta esperada de 95% desse público vacinado.

  

Por que a poliomielite voltou a preocupar o país?
Fernando Frazão / Agência Brasil

   

De acordo com o levantamento do Sistema Nacional de Imunização, o Piauí alcançou a média de 75,83% de crianças até cinco anos imunizadas contra a poliomielite. A média nacional é de 72,57%, mas o objetivo é que 95% desse público estejam vacinados. “A poliomielite pode se espalhar rapidamente entre comunidades com cobertura vacinal inadequada, não é tratável, mas é totalmente evitável por vacinação. Por isso fazemos um alerta aos pais e responsáveis, que procurem os postos de saúde e imunizem seus filhos até cinco anos”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Mesmo com o fim da campanha, os postos de saúde continuam imunizando contra a poliomielite.  Podem se vacinar as crianças de 01 a 04 anos, 11 meses e 29 dias de maneira indiscriminada, buscando aumentar a cobertura vacinal contra a doença. “Pedimos a colaboração de todos os gestores municipais e também o engajamento de pais e responsáveis, para que nossas crianças sejam vacinadas e afaste de vez o risco do retorno dessa doença, que está há mais de 30 anos erradicada no país”, lembra o superintendente.

A poliomielite, também chamada de "paralisia infantil", é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular. A doença é causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Ministro da Saúde pede que pais vacinem filhos contra a poliomielite

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV na noite deste domingo (6) pedindo para que pais e responsáveis vacinem as crianças contra a poliomielite. Segundo dados do ministério, a campanha de vacinação que ocorreu em agosto e setembro deste ano vacinou menos de 70% do público-alvo, composto por crianças de zero a cinco anos. A meta é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária em todo o país.

  

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga

   

“Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis. Vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil. Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais existe vacina há tanto tempo.”

Queiroga lembrou ainda que na última semana o governo lançou um plano de combate à poliomielite com o objetivo de organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios. Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado