Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022, diz Sesapi - Saúde
SAÚDE

Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022, diz Sesapi

Secretaria de Saúde faz conscientização para a prevenção e cuidados com a doença


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que se estima que o Piauí registre 590 novos casos de câncer de mama no ano de 2022. Até o momento já foram contabilizados 187 casos e, para todo o Brasil, a expectativa é de que 66.280 pessoas sejam acometidas pela doença.

Segundo os dados da Sesapi, até outubro 129 óbitos foram contabilizados em todas as faixas etárias em decorrência da doença, sendo 42 deles óbitos em mulheres de 50 a 69 anos. Em 2021 ocorreram 607 casos e 221 óbitos; 2020 registrou 496 casos  e 201 óbitos.

  
Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022, diz Sesapi Reprodução
 
 
 

Mês de conscientização 

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização e luta contra o câncer de mama e tem como objetivo engajar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina.

“Com a campanha, buscamos anualmente alertar as mulheres para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo a mortalidade das mulheres pelo câncer de mama”, diz a coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé.

O Piauí possui 77 mamógrafos distribuídos em 17 municípios. Cada mamógrafo tem capacidade de fazer até 5.069 mamografias por ano. Em 2022 o Piauí já realizou até Julho deste ano 28.219 exames de mamografia onde 26.082 estavam na faixa etária alvo de 50 a 69 anos.

Cuidados

Os cuidados para a prevenção são apresentados para as mulheres de forma primária e secundárias. Primariamente são cuidados gerais recomendados às mulheres:

  • reduzir o tabagismo
  • reduzir o consumo de álcool
  • praticar atividade física regularmente
  • alimentação saudável

Os cuidados secundários fazem referência à procura dos serviços de saúde que podem ajudar na prevenção e diagnóstico precoce, tal qual exame clínico da mama anualmente, mamografia prioritariamente para as mulheres de 50 a 69 anos de idade e o autoconhecimento, o autoexame.

“O auto conhecimento é importante para que as mulheres conheçam sua mama. A mulher deve se tocar, observar, sentir, para assim perceber possíveis alterações na mama. Alterações no mamilo, presença de liquido no mamilo, mudança de cor da pele na mama, a presença de nódulos são alterações suspeitas, e ao percebê-las a mulher deve procurar o serviço de saúde para que seja feito o diagnóstico”, explica a coordenadora.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado