Presidente da FMS anuncia estoque de soro e dipirona injetável para mais 30 dias - Saúde
EM TERESINA

Presidente da FMS anuncia estoque de soro e dipirona injetável para mais 30 dias

Gilberto Albuquerque participou da Bancada Piauí nesta sexta (11)


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informou que se reuniu com empresários nesta quinta-feira (11) e conseguiu soro e dipirona para abastecimento dos próximos 30 dias na rede municipal hospitalar. A declaração foi dada durante entrevista ao Bancada Piauí, na TV Antena 10. O gestor também falou sobre a possibilidade da suspensão de cirurgias eletivas em Teresina por falta de medicamentos.

 

Presidente da FMS diz que conseguiu insumos por mais 30 dias
Anna Paula Couto/ A10+

 

"Nós conseguimos melhorar de ontem pra cá foi a aquisição de uma quantidade de soros muito boa que garante a tranquilidade no atendimento durante 30 dias. Também uma coisa que vinha com muita dificuldade no mercado que era dipirona injetável. Nós também conseguimos uma quantidade suficiente pra esse próximo mês. Então nós teremos aí pelo menos durante trinta dia assegurado toda a assistência hospitalar que a gente vem fazendo", contou.

A aquisição, segundo ele, vai dar tempo para buscarem alternativas para o abastecimento e também é um tempo para o mercado conseguir os insumos. 

O gestor também respondeu ao questionamento do problema da falta de insumos ter sido gerado por uma má gestão dos recursos. Para ele, esse desequilíbrio para conseguir insumos são consequências da pandemia e do fechamento das indústrias farmacêuticas.

"Há mais de quinze ano na gestão, nós nunca escondemos fatos, nem informação. Quem divulgou essa informação foi a gente mesmo. Nós trouxemos em público uma dificuldade que nós estamos tendo. Já tivemos reuniões com o Ministério da Saúde em São Paulo, Brasília, Campo Grande, sobre essa falta de matéria prima pra produção de vários insumos hospitalares, como nós trabalhamos com planejamento, quando a gente identifica que vamos ter um problema, já nos antecipamos a ele. Esse caso agora, o que tá faltando é matéria prima. Se tem falta de matéria prima mundialmente nós não temos como resolver. O mundo inteiro fechou suas farmacêutico e todo mundo hoje produz o que precisa na China mesmo as empresas sendo daqui como a mão de obra lá é muito barata", completou.

Vacina para combater varíola dos macacos

Com o Piauí monitorando 15 casos suspeitos da varíola dos macacos, o presidente da Fundação Municipal da Saúde, Gilberto Albuquerque, citou as medidas que estão sendo tomadas, com o treinamento de equipes e falou sobre a possibilidade de conseguirem comprar vacinas contra a doença. 

 

Presidente da FMS diz que conseguiu insumos por mais 30 dias
Anna Paula Couto/ A10+


O gestor informou que os casos estão sendo monitorados e reforçou para a população manter os cuidados necessários para se proteger.

"Essa vacina ela não existe em quantidade suficiente pra você distribuir pro mundo, porque ela [a varíola] não existia fora das regiões endêmicas. Agora com a globalização ela fugiu das fronteiras que geralmente eram. Então não existe nem essa vacina ainda, para que os países possam comprar. Os Estados Unidos se antecipam lá onde eles têm uma influência muito grande nessa área de tecnologia e compraram as dez milhões de doses existentes. Agora não tem. Os institutos lá que produzem vacina estão a pleno vapor mas com certeza nós não teremos a curto prazo. Então nós temos que tomar aquelas medidas de isolamento da pessoa cometida, cuidado com familiares e comunicantes", enfatizou.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado