Sesapi cria plano de contingência para varíola dos macacos no Piauí; 2 casos já foram confirmados - Saúde
SAÚDE

Sesapi cria plano de contingência para varíola dos macacos no Piauí; 2 casos já foram confirmados

Documento explica sobre tópicos como transmissão, cuidados e processo de isolamento de pessoa infectada


📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou nesta quinta-feira (18) que foi elaborado um Plano de Contingência do Estado do Piauí para a varíola dos macacos onde estão reunidas informações estratégicas para contenção e controle da doença.

De acordo com a Sesapi, até o dia 6 de agosto deste ano a Monkeypox já infectou duas pessoas no Piauí. Além disso, foram notificados 39 casos em 16 municípios, com 27 suspeitos e 10 descartados.

  

Sesapi cria plano de contingência para varíola dos macacos no Piauí
Reprodução

  

O documento, feito pelo Centro de Informações em Vigilância em Saúde (Cievs), possui 30 páginas e também apresenta as definições de caso suspeito, provável, confirmado e descartado da varíola dos macacos. Explica também sobre o modo de transmissão e os grupos vulneráveis com orientações a respeito do isolamento de casos suspeitos, identificação de sintomas, realização de campanhas de conscientização e testagem.

“É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, disse o secretário de Saúde, Neris Júnior.

Vacinas

Sobre a vacina contra a doença, o Plano orienta a investir e acompanhar os recursos financiados pelo Ministério da Saúde para a aquisição da vacina Monkeypox quando houver.

Cuidados 

A principal característica da Monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza. A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta  por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio de esperma, sangue e utensílios contaminados.

“A higiene pessoal é extremamente importante na prevenção da Monkeypox , a utilização de máscaras  e a lavagem das mãos também ajudam a evitar o contato direto com a varíola dos macacos. O vírus também pode ser adquirido a partir do contato com objetos, por exemplo, roupas de cama; toalhas de banho; onde essas pessoas [contaminadas] deitam, sentam, encostam; nos utensílios domésticos, por isso os cuidados na limpeza desses materiais também é de suma necessidade”, explica o superintende da Sesapi, Herlon Guimarães.

Sintomas

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.

“A vigilância e identificação dos casos são essenciais para cortar o ciclo de transmissão da doença. Por isso a Sesapi alerta que qualquer pessoa, que esteja com estes sintomas, que procure uma unidade de saúde, de seu município, para que as equipes de vigilância possam está fazendo a retirada dos materiais para analises. Nossos núcleos de vigilância estão atentos 24 horas e atentos aos casos que possam está dando entrada em nossos hospitais”, detalhou Herlon.

Fonte: Portal A10+


Dê sua opinião:

Fique conectado