Não precisa ser um especialista em viagens para saber que o verão é a melhor temporada europeia, afinal, depois de muitos meses de frio, o que todos querem é se esbaldar no calor.
Por se tratar do período de férias, é também que nessa época que ocorrem os principais eventos no velho continente, como festivais, festas, apresentações artísticas.
Como consequência dessa grande procura, tanto por europeus como por turistas, o preço das hospedagens, voos, restaurantes, tendem a ser muito maiores, e destinos conhecidos como França, Inglaterra, Itália, se tornam exorbitantes para nós brasileiros que temos uma moeda mais fraca.
Mas calma, que existem destinos alternativos e pouco falados no Brasil, mas que chegam a ser 30% mais baratos do que os mencionados acima.
Bulgária
Apesar da moeda local, o Lev Búlgaro, ser mais valorizada que o nosso Real, ela ainda fica bem abaixo do Euro, o que já torna os preços atrativos para os brasileiros.
Além disso, a Bulgária entrega uma rica história, como a pequena e linda cidade de Plovdiv, considerada uma das mais antigas do mundo.
Se você curtir o sol em belas praias, pode ir para Burgas ou Varna, cidades litorâneas com preços acessíveis que no verão são muito requisitadas.
Riviera Albanesa
Por ser um dos países mais pobres da Europa, a Albânia, tenta reconstruir sua economia através do turismo, e se aproveita da sua geografia abençoada para atrair mais pessoas.
Apesar da capital Tirana ser um pouco entediante e não ter muitos atrativos, não podemos falar isso do litoral da costa albanesa.
A Riviera Albanesa, como é chamada, abrange o litoral da Albânia, banhada pelo Mar Adriático, o mesmo que deságua na Itália.
Aqui você vai encontrar praias de tirar o fôlego com preço acessível para o seu bolso, em comparação com outros destinos.
Montenegro
Ali, do ladinho do litoral da Albânia, está a pequena Montenegro, conhecida pelas suas paisagens montanhosas, mas que merece uma atenção especial por causa dessas duas cidades: Budva e Kotor.
Já não são mais destinos tão alternativos assim, pois recebem milhares de turistas por ano, principalmente no verão, quando as praias de Budva ficam lotadas.
Por outro lado, Kotor uma cidade medieval muito bem preservada, que mistura a paisagem de grandes penhascos com uma linda baía, que recebe cruzeiros vindos de toda parte do mundo.
Budapeste, a capital húngara
Budapest vem sendo o destino queridinho dos brasileiros na Europa nos últimos anos, justamente por ser mais barato que outros lugares, e por ter uma riqueza enorme de história e cultura.
Algarve, Portugal
Situada no extremo sul de Portugal, essa região é conhecida pelas suas praias banhadas pelo mediterrâneo, sucesso no verão.
Diferente de outras opções nessa lista, aqui a moeda, no caso o Euro, não é o atrativo principal, porém, mesmo com o câmbio desfavorecendo os brasileiros, a região oferece muitos atrativos, com variedade de valores.
As hospedagens também variam bastante, desde resort até hosteis low cost, você pode encontrar a que mais se adequar ao seu bolso, e não deixa de aproveitar umas das melhores praias da Europa Ocidental.
A claro, por ser em Portugal, o idioma português ainda dá aquela ajudinha na hora de se comunicar com mais facilidade.
Se você está planejando uma viagem para Europa, e tem o sonho de curtir o verão europeu, tenha em mente esses destinos que vão lhe fazer ter dias especiais e gastando bem menos.