Família de Altos aposta na criação de capotes e transforma manejo em fonte de renda; assista!

Produção chega a até 30 mil aves por ano e abastece mercados locais e outros estados do país

No município de Altos, a criação de capotes tem se consolidado como uma importante alternativa de renda para famílias da zona rural. O investimento na raça de corte, aliado a cuidados rigorosos com o manejo e a sanidade das aves, tem garantido produção constante e ampliação dos mercados consumidores.

O Antena Rural esteve na propriedade do casal Dinalva e Wilson Chaves, que atua há sete anos na atividade e abastece diversos pontos de venda. As aves chegam ainda na fase de pintos e passam por um processo de criação que dura cerca de 120 dias, até atingirem o peso ideal para comercialização. Anualmente, o casal chega a criar entre 25 e 30 mil capotes.

Um dos principais diferenciais da produção é o rigoroso processo de limpeza e desinfecção dos espaços, fundamental para garantir a saúde dos animais e a segurança dos consumidores finais. Wilson Chaves detalhou como é feita a preparação do ambiente antes da chegada de um novo lote.

“Depois de passar o fogo, a gente vem passando a água e depois o cal. Passamos palha, depois outro produto para tirar todas as bactérias do local. Para que haja mais segurança, temos que fazer todo esse processo”, falou Wilson Chaves, produtor rural.

  

Família de Altos aposta na criação de capotes e transformam manejo em fonte de renda
TV Antena 10

   

Além da higienização, a alimentação balanceada é outro ponto essencial do manejo. Os capotes recebem ração na medida correta para alcançar o peso ideal sem desperdício. Complementando a dieta, as aves também consomem folhas da árvore leucena, bastante utilizada na alimentação de diferentes tipos de animais.

No ano passado, o casal enfrentou prejuízos significativos após perder cerca de 600 capotes que adoeceram em razão das mudanças climáticas, o que resultou em um prejuízo estimado em R$ 30 mil. Desde então, os cuidados com o manejo foram intensificados. No período chuvoso, inclusive, a produção é reduzida para minimizar riscos. O apoio técnico da família tem sido fundamental nesse processo, como explica Dinalva Chaves.

  

Cuidados sanitários rigorosos e alimentação balanceada garantem qualidade e segurança na produção
TV Antena 10

  

“Nossos dois filhos e as noras ajudam muito. Eles são formados nessa área, então qualquer coisa que não entendemos a gente passa para eles, que nos orientam como fazer”, disse Dinalva Chaves, produtora rural.

Atualmente, a criação de capotes é a principal fonte de renda da família. A produção abastece restaurantes, frigoríficos e também é comercializada para outros locais do país, como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.