Um empresário, de nome não revelado, foi preso nesta quinta-feira (07) em Teresina suspeito de aplicar golpes em clientes durante negociações de compra e venda de veículos. Ele é proprietário de uma loja localizada na Avenida Barão de Gurguéia, que também pertence ao seu pai; no entanto, de acordo com a investigação, o pai não teria envolvimento nas fraudes.
Segundo o delegado Antonio Nilton, diversas denúncias contra o suspeito vinham sendo registradas por vítimas de diferentes regiões.
"A gente vem recebendo inúmeros relatos de ocorrências de pessoas que foram vítimas desse indivíduo. Ele e o genitor dele possuíam uma loja na Avenida Barão de Gurguéia e também trabalhavam com venda de veículos em plataformas digitais, como Facebook, Instagram e outras. Ele aplicou inúmeros golpes em pessoas de Teresina, interior do Piauí e no Maranhão", disse o delegado Antonio Nilton à TV Antena 10.
De acordo com a investigação, o modo de atuação do suspeito incluía revendas de veículos com pendências financeiras e falsas promessas de entrega de documentação.
"Ele geralmente comprava um veículo deixando um saldo residual a pagar, o proprietário do veículo retia o documento do veículo e mesmo assim ele revendia esse veículo para terceiros. Muitas vezes esses veículos tinham restrições de financiamento e isso não era comunicado. Ele fazia falsas promessas de entregar a documentação dos veículos e não entregava, falsas promessas de que o veículo não tinha nenhuma restrição", explicou o delegado à TV Antena 10.
Um dos casos citados na investigação mostra a gravidade dos prejuízos causados às vítimas. "Em um dos casos ele vendeu o veículo à vista, sendo que o veículo era financiado; o veículo entrou em busca e apreensão e a vítima ficou com esse prejuízo. A pessoa achava que era um veículo quitado. A questão da responsabilidade do pai está sendo apurada, mas até o momento não há nada que indique que o pai tinha responsabilidade", disse o delegado.
Durante a ação, veículos e documentos foram recuperados e devolvidos às vítimas. Joias de ouro também foram encontradas com o empresário e a origem do material será investigada.