O delegado Hugo Alcântara, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), concedeu entrevista à TV Antena 10, na manhã desta quinta-feira (30), e deu mais detalhes a respeito da prisão de José Maria ex-pastor, de 71 anos, suspeito de estuprar uma adolescente na zona Leste de Teresina. Segundo a polícia, ele utilizava o cargo de pastor para conquistar confiança e abusar das vítimas.
Durante a entrevista, o delegado explicou que a vítima não denunciou caso de violência ou ameaças, mas que o suspeito se aproveitava da posição que ocupava, por ser respeitado, e realizava os abusos.
"Ele se aproveitava da sua posição de hierarquia como pastor, e da proximidade com as vítimas, da confiança, e também da ingenuidade das vítimas. Segundo o que a vítima relatou, ele praticava os abusos, tentando ensinar que aquilo era normal, que aquilo era tranquilo. E aí, quando a vítima foi crescendo, foi que ela foi percebendo que aquilo realmente se tratava de um abuso", detalhou.
Alcântara disse ainda que durante a denúncia a vítima explicou que uma neta do suspeito, que também era adolescente na época, também sofreu abusos pelo próprio avô. A polícia conseguiu identificar essa segunda vítima qu, inclusive, já registrou boletim de ocorrência contra o ex-pastor.
"Ela brincava nesse terreno junto com a neta desse pastor. E, segundo ela, tanto ela quanto a neta foram abusadas sexualmente, mais ou menos da mesma faixa etária. A neta já foi identificada após a prisão do pastor. Quando ela tomou conhecimento do fato, ela registrou um boletim de ocorrência na cidade onde ela reside atualmente, em Brasília, e já estamos em contato com ela", disse.
O suspeito negou o crime. A polícia, no entanto, acredita que novas vítima devam surgir para denunciar mais ocorrências no mesmo sentido contra o idoso.
"É possível que algumas pessoas se identifiquem com o caso, desejam revelar, porque, na época, talvez tenha surgido as denúncias que nunca chegaram a ser formalizadas. Seu interrogatório foi interessante, porque ele falou que outras pessoas já tinham falado para ele, já, com denúncias de abuso, mas que ninguém nunca levou para frente, nunca denunciou a delegacia, sendo essa primeira vez", finalizou.
Entenda o caso
Um idoso de 71 anos foi preso em cumprimento de um mandado de prisão temporária sob suspeita de estupro de vulnerável no bairro Vale Quem Tem, zona Leste de Teresina. A prisão foi efetuada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), nesta quarta-feira (29).
De acordo com o delegado Hugo Alcântara, o idoso teria cometido o crime em 2018, no bairro satélite, na zona Leste de Teresina. Na época ele atuava como pastor e teria abusado da vítima, que era sua vizinha, reiteradas vezes quando ela tinha entre 10 e 11 anos. Em depoimento, ela ainda apontou outra criança que teria sido vítima do homem.